Antes de Viajar

Saiba o que levar em sua mochila trekking e como distribuir bem o seu peso

dez, 08

O trekking é uma atividade que pode ser definida como uma “caminhada rústica”, geralmente associada à realização de longas trilhas explorando montanhas, vales, cachoeiras e outros ambientes naturais incríveis.

O percurso do trekking pode levar vários dias para ser concluído. Por isso, geralmente é necessário levar uma considerável quantidade de bagagem para não passar aperto e aproveitar o passeio ao máximo. Para que a bagagem não se torne um problema, entretanto, também é preciso saber exatamente o que levar na mochila de trekking e como distribuir o peso.

iStockphoto.com / alexey05 Levar muito peso para fazer caminhadas longas, pode atrapalhar o passeio e prejudicar o aspecto físico.

O que levar na mochila de trekking?

Na hora de preparar sua mochila de trekking, separe uma quantidade de roupas equivalente à quantidade de dias que vai durar sua viagem. Se a aventura tem duração prevista de cinco dias, por exemplo, leve na mochila cinco trocas de roupas. Porém, se o passeio for de mais tempo (de 10 a 15 dias), prefira levar uma quantidade de roupa menor e lavar as peças durante o passeio. Desse modo, você carrega menos peso.

Prefira camisetas variadas, com manga curta e longa, assim como roupas de frio para encarar noites mais geladas. Modelos dry-fit, que favorecem a transpiração, e tops para as mulheres também são boas opções. Separe bermudas e calças, mais de uma peça de cada, para evitar qualquer surpresa.

Uma dica importante para as mulheres: maquiagem deve ficar em casa. Trata-se de um item desnecessário durante o trekking. Leve apenas repelente, protetor solar, shampoo e sabonete. De preferência, carregue tudo em potes pequenos.

iStockphoto.com / Jevtic

Confira, a seguir, outros itens que não podem faltar na mochila de trekking:
• Bota ou tênis confortável e antiderrapante, próprio para caminhada;
• Capa de chuva, saco de dormir e saco de lixo;
• Barraca;
• Cantil (pode ser uma garrafa PET);
• Lanterna e pilhas;
• Canivete ou estilete;
• Óculos escuros;
• Chapéu ou boné;
• Lanches (barra de cereal e de chocolate, frutas);
• Mapa, bússola e GPS;
• Kit básico de primeiros socorros.

Como distribuir bem o peso na mochila de trekking?

Saber como distribuir o peso na mochila é fundamental para garantir uma experiência de trekking mais tranquila e segura, mesmo com a mochila carregada. Para isso, é necessário equilibrar os itens na mochila de modo que ela não atrapalhe sua movimentação.

Se o trekking for mais leve, por rotas planas, coloque os itens mais pesados na parte superior da mochila, na região dos ombros. Em trajetos um pouco mais complicados e exigentes, o maior peso da mochila deve ficar na região central (no meio das costas), de modo a permitir passos largos, agachamentos, pulos e outros movimentos. Em trekkings com dificuldade maior e para quem leva uma mochila muito pesada, o ideal é concentrar os itens mais pesados no fundo (região do quadril), o que alivia um pouco o desgaste físico durante o trajeto.

Outra dica é tentar deixar os itens mais utilizados, como garrafas de água, em locais de fácil acesso dentro. Isso evita que você precise perder muito tempo procurando sempre que sentir sede. Nos bolsos externos, coloque itens como óculos, mapas, bússola e boné. Por fim, evite deixar algo pendurado na mochila, pois isso pode provocar acidentes e atrapalhar seu trekking.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *