Serra da Capivara & Serra das Confusões
O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado no dia 5 de junho de 1979 como resultado de um conjunto de trabalhos científicos liderados por pesquisadores do Brasil e do exterior que descobriram na região o maior conjunto de sítios pré-históricos do Brasil. Na época de sua criação, ele foi a primeira reserva federal a preservar o ambiente da caatinga com toda a sua biodiversidade. Atualmente, o Parque Nacional Serra da Capivara é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, título conferido pela Unesco em 1991, graças às centenas de sítios arqueológicos com pinturas e gravuras pré-históricas que contam detalhes da vida das antigas sociedades que ocuparam a região durante muitos milênios.
Para quem gosta da natureza, o Parque protege uma parte da vegetação da caatinga onde se pode observar suas diversas variações, desde a caatinga baixa e densa até a caatinga alta. No período das chuvas pode-se apreciar a floração das plantas da Caatinga. A fauna também é variada, com presença de tatus verdadeiros, tatus bola, tamanduás, jaguaratiricas, jacus, cotias, veados-catingueiros, porcos-do-mato, macacos-prego e até onças. além de variada avifauna, lagartos e serpentes. A paisagem geológica do Parque também merece destaque, com presença de formações areníticas, cânions e boqueirões, formando lindas vistas panorâmicas.
Localizado numa grande chapada do sertão piauiense, três vezes maior que a cidade de São Paulo, o Parque Nacional da Serra das Confusões parece não ter fim. Quanto mais se desbrava sua caatinga arbórea, seus cânions, cavernas e serras, mais nos deparamos com novas riquezas naturais e arqueológicas que vêm despertando a atenção de pesquisadores. O nome tem razão de ser: as montanhas rochosas refletem cores de vários tons, desnorteando quem as observa de longe. Ainda selvagem, o parque foi criado em 1998, para proteger um território de 834.000 mil hectares que abriga sítios pré-históricos pouco conhecidos, dispersos entre rochedos e extensões de caatinga. Nesse cenário, convivem animais como o tamanduá-bandeira, a onça-parda e a onça-pintada, além do maior morcego das Américas, cujas asas chegam a ter 1 metro de envergadura. A gruta do riacho dos Bois, uma fenda com 3 quilômetros de extensão, é a maior atração do parque.
Diferenciais Adventure Club
– todos os nossos programas contribuem com uma ação social no Brasil do qual somos parceiros. É uma forma de trocarmos e agradecer pela recepção do turismo local.
Adventure Members – Um novo jeito de planejar sua viagem:
Ainda está incerto sobre a data da viagem?
A Adventure Club criou um programa exclusivo de troca de pontos por viagens, é uma ótima forma de começar os planos da sua viagem através de poupança, sem se prender com as datas ou destinos.
Os pontos não expiram e ainda podem ser transferidos de uma pessoa para outra, também é uma oportunidade incrível de presentear e surpreender alguém especial que goste de viajar e esteja em busca de novas aventuras.
Se você gostou e desejar saber mais sobre, clique aqui.