Expedição Fluvial – Rio Jauaperi e Reserva Xixuau

Permânencia 9 Dias
Período Até Ago 2018
Detalhes inicio
Saída: 3 Jul e 17 Ago 2018
Valores Incluem: Navegação (Consulte a Parte Aérea)
A partir de: R$ 9.119,00 Solicitar Cotação

Se dentre todas atrações que a Amazônia oferece seu maior desejo é contemplar a vida selvagem, este é seu roteiro. A despeito de praias que surgem à época da seca, de vilarejos com artesanato primoroso e simpáticas cachoeiras, o rio Jauaperi, especificamente na Reserva do Xixuaú é o lar intocado de algumas das mais deslumbrantes espécies da fauna Amazônica – ariranhas, peixes-boi, jaburus, quatipurus, macacos arborícolas, imensos jacarés pretos, bandos de tucanos vermelhos, solitários gaviões malhados e escandalosas araras multicoloridas. Bichos que compõem o visual e o sonoro deste inusitado santuário ecológico. Inusitado por tratar-se de uma reserva particular, onde numa iniciativa impar seus moradores decidiram preservar os animais com fins ecoturisticos. Distante cerca de 500 km de Manaus, já no estado de Roraima, fazendo fronteira com o território indígena Waimiri-Atroari, aqui encontramos o paraíso selvagem de nossos sonhos. Navegando por igarapés de água cristalina, no verão podemos observar botos e ariranhas passarem por debaixo de nossas canoas. Peixes boi em sua tranqüilidade coloquial. Macacos Guariba em sua gutural, impressionante cantoria. Lá, é proibido usar motor a explosão. O silêncio é cultivo do homem, e a natureza corre solta. É pra lá que nós vamos!

A reserva do Xixuaú localiza-se entre os igarapés do Xixuaú e Xiparinã, na região do médio Rio Jauaperi, um importante afluente do Rio Negro, logo abaixo do Rio Branco. Sua generosa bio-diversidade é fruto de 2 fatores:solo geomorfologicamente rico com ausência de caça predatória – fato raro na Amazônia cabocla. Em pesquisas recentes do Inpa, foram identificadas mais de 80 ariranhas (Pteronura Brasiliensis) vivendo no local.Algumas espécies difíceis de serem observadas na bacia do Rio Negro, como Jaburus, Araras vermelhas e macacos Cuxiús, são comumente avistados na área. O tradicional futebol na comunidade do Matão, a escolinha modelo em educação ambiental no igarapé do Matias, dentre outras atividades da cultura cabocla, podem ser conferidas e vivenciadas como alternativa a intensa experiência selvagem proporcionada por esta expedição.

  • 1280px-x-800px-amazoniafundo-novo-site
  • katerre-expedicoes-combom-anajau-2
  • katerre-expedicoes-jacareacu010
  • katerre-expedicoes-jacareacu008
  • amazonia6-2

DIA

Origem / Manaus

Apresentação no aeroporto de origem com 2 horas de antecedência em relação ao horário de seu voo rumo a Manaus. Chegada, recepção e traslado para o hotel. Acomodação e pernoite.


DIA

Manaus / Novo Airão / Anavilhanas

Traslado hotel Manaus, barco Novo Airão: embarque entre 8h30min e 09hs em taxi climatizado. Sabatina amazônica: rápida explicação da fauna, flora, bacias hídricas, costumes regionais, estudo de mapas para traçado do roteiro, distribuição da Cartilha do EcoTurismo no Rio Negro e dos mapas personalizados em formato pdf. Chegada a Novo Airão próximo a hora do almoço. Inicio da Expedição pelo arquipélago de Anavilhanas. Almoço a bordo. Ancoragem para rápido passeio de voadeira pelas ilhas e lagos próximos. Provável visualização de Botos Tucuxi (Sotalia Fluviatilis), Cor-de-Rosa (Inia Geoffrensis) e das aves de época: Maguari (Ardea Cocoi), Garças (Casmerodius Albus), Arara-Canindé (AraArarauna), Papagaio-da-Várzea (Amazona Festiva), Socós (Tigrisoma Lineatum), Japiins (Cacicus Cela), Japó (Psarocolius Decumanus) e Arirambas (Galbulidae), dentre outras. Banho com bóias no Rio Negro. Retorno à embarcação, prosseguimos navegando até o Mirante do Madadá. É servido um leve jantar a bordo. Pernoite no camarote do barco ou em redes no Mirante, um bangalô de 2 andares com banheiro, em meio a floresta, com bela vista para o Rio Negro.

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Anavilhanas / Madadá

O dia amanhece no Madadá. Café da manhã regional – frutas, geléias, tapioca, tucumã, etc. Trekking de 3hs (ida e volta) em floresta primária até as Grutas do Madadá, no retorno, passeio por sítio caboclo, pomar com frutas de época, etc. Mergulho com bóias no Rio Negro. Almoço a bordo. Incursão de voadeira até Comunidade Ribeirinha
Indígena. Contando com modo de vida e costumes tradicionais. Retorno à embarcação, zarpamos com destino a Praia do Sono. Jantar, fogueira, histórias do folclore caboclo. Pernoite ancorado na praia.

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Parque Nacional do Jaú

Estação da seca: O dia amanhece na Praia do Sono. Zarpamos com destino a base do ICMBio, na entrada do Parque. Navegando pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, provável visualização de aves e mamiferos aquáticos. Incursão pelo rio Pauini, explorando este grande afluente repleto de volumosas cachoeiras. Retorno ao barco, navegação até a base do ICMBio para saída do parque, passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos.

Estação da cheia: Incursão de voadeira ao Igarapé do Gato, até a cachoeira homônima. Relax time em meio à natureza. Retorno à embarcação, almoço a bordo. Navegação pela Encosta dos Pássaros, até a vila de Moura. Desembarque, intercambio local, compra de conveniências. Retorno a navegação, entrada no Rio Jauaperi.

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Rio Jauaperi / Igarapé do Matias

Navegamos pelo Rio Jauaperi até o Igarapé do Matias, onde conhecemos um modelo de Escolinha Comunitária Alternativo, com práticas de educação ambiental e difusão da cultura local. Chegada a comunidade cabocla do Mirapinima. Intercâmbio com os moradores locais e compra de artesanato em madeira e fibra de cipó, de qualidade e modelos únicos em toda bacia do Rio Negro. Próximo a hora do por do sol, chegamos a comunidade do Xixuaú, no inicio da reserva.

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Reserva do Xixuaú

Após café da manhã, desembarque na comunidade do Xixuaú, tour de reconhecimento, intercâmbio com os moradores. Preparo do grupo para as trilhas aquáticas nos lagos e igapós da reserva, em pequenas canoas a remo (2 passageiros máx), com guia local, para observação de aves e mamíferos aquáticos. Tratamento personalizado. Visualização de ariranhas, botos, tucanos, provável de macacos arborícolas colhendo frutas no igapó, dentre outros animais. Retorno do passeio, almoço a bordo. Visita a Samaúma, árvore gigante, maior espécie arbórea da região. Incursão com canoas a remo nos lagos para pesca recreativa, avançando até a boca da noite. Atenção especial para o canto dos Guaribas, audível durante a madrugada e logo ao nascer do dia. Focagem de jacarés e animais noturnos.

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Reserva do Xixuaú

Estação da cheia: Antes do café da manhã, observação de jacarés na beira do rio, no porto da comunidade. Café da manhã a bordo. Após café da manhã na maloca da comunidade, mini-expedição para acampamento com pernoite na floresta, em local privilegiado para observação da vida selvagem. O trajeto até o local é feito de canoa, em igarapés de água cristalina, com paradas para Mergulho com mascaras em observação da vida aquática submersa. Montagem do acampamento, construção do tapiri (casa onde armamos as redes). Almoço. Cardápio do dia: peixe pescado na hora, com guarnições trazidas do barco. Fogueira, bate-papo, contos e folclores das criaturas da mata – Mapinguary, Matinta-Perêra, Curupira, Cobra Grande. Pernoite em redes no tapiri.

Estação da seca: Antes do café da manhã, observação de jacarés na beira do rio, no porto da comunidade. Navegação rio acima até a Praia do Iluminado, último e belíssimo logradouro antes do território indígena Waimiri-Atroari. Café da manhã a bordo. Mergulho e lazer com boias na praia de água doce. Encontro com seu João Gringo, um grande contador de histórias. Visita a sua roça, onde planta mandioca, produz farinha, banana, abacaxi, castanha. Após almoço, descanso em redes atadas sob a sombra das árvores, na praia. Ao sol baixar mais um pouco, saída de canoa para pescaria. Espécies mais fisgadas (dependendo da isca usada): piranha, pirarara, tucunaré e surubim. Após o por do sol, fogueira e jantar na praia. Focagem de jacarés e animais noturnos (opcional). Estórias de encantamentos, visagens e animais únicos.

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Reserva do Xixuaú

Estação da cheia: O dia amanhece na floresta. Preparo do café da manhã. Trekking de 3hs em floresta primária, mata adentro, no intuito de visualizarmos aves e mamíferos terrestres (Macacos, Antas, Preguiças, Queixadas), e todos os sons que a biodiversidade amazônica nos oferece. Momentos de contemplação em logradouros especiais. Retorno para embarcação, almoço a bordo. Reunião de despedida na maloca central, exposição de artesanato local, caipirinha de confraternização. Futebol: Turistas X Comunitários. 15 hs: Inicio da navegação de retorno (non-stop).

Estação da seca: O dia amanhece na praia. Antes do café da manhã, trilhas aquáticas para observação de animais da
floresta. Provável visualização de macacos-aranha (o maior macaco brasileiro) e ariranhas. Retorno ao barco onde navegamos até o igarapé do Curumim, de águas cristalinas. Café da manhã a bordo. Incursão de voadeira no igarapé para mergulho com mascaras. Retorno à embarcação, almoço a bordo. Reunião de despedida na maloca central, exposição de artesanato local, caipirinha de confraternização. Futebol: Turistas X Comunitários. 15 hs: Inicio da navegação de retorno (non-stop).

Incluso: Café da manhãAlmoço

DIA

Novo Airão / Manaus / Origem

Chegada a Novo Airão prevista para 11hs da manhã. Observação de Cetáceos no flutuante Boto Cor de Rosa. City-tour por Novo Airão, artesanato, oficina de artesãos, estaleiros de construção naval e atrações da cidade. Almoço de despedida no barco. Traslado Novo Airão – Manaus, chegada prevista para 15h30min. Check in no aeroporto para embarque de retorno a cidade de origem.

Incluso: Café da manhã

VALORES EM REAIS POR PESSOA

Hospedagem Quádruplo Triplo Duplo Single CHD Validade
Opção 1 - - R$ 11.956 R$ 16.860 - Jul 2018
Opção 2 - - R$ 11.269 R$ 15.837 - Jul 2018
Opção 3 R$ 9.864 R$ 10.528 R$ 11.269 R$ 15.837 - Jul 2018
Opção 1 - - R$ 9.668 R$ 13.661 - Ago a Dez 2018
Opção 2 - - R$ 9.119 R$ 12.842 - Ago a Dez 2018
Opção 3 R$ 7.986 R$ 8.516 R$ 9.119 R$ 12.842 - Ago a Dez 2018

 

OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (14)

Forma de pagamento:
Parcelamento em cartões de crédito:

Visa ou Mastercard: 40% entrada (depósito bancário ou cheque) + 3 parcelas iguais no cartão
Amex: 40% entrada (depósito bancário ou cheque) + 2 parcelas iguais no cartão

Importante:
– Os cartões de crédito aceitos devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. A primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.
– Cartões de crédito emitidos fora do país: o pagamento deverá ser feito à vista, em parcela única.

Parcelamento em cheques:
5 parcelas iguais sem juros (cheques pré datados)
6 parcelas iguais sem juros* (cheques pré datados)
* Forma de pagamento especial para fechamento de viagens com antecedência superior a 30 dias do embarque.

Importante:
– Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica.
– Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura.

O que Inclui: 
– 01 pernoites de hospedagem em Manaus, com café da manhã;
– 07 pernoites embarcado, com pensão completa;
– Traslado PRIVATIVO Aeroporto de Manaus / Hotel Villa Amazônia
– Traslados regulares hotel em Manaus / Embarcação Katerre / Aeroporto de Manaus
– Guia bilíngue português/inglês;
– Telefone satelital para emergências;
– Passeios e atrações de terceiros;
– Mapa fotográfico com o roteiro da expedição, em PDF;
– Cartilhas e infográficos sobre a Amazônia, em PDF;
– Documentário “A Próxima Refeição” (TV Cultura), filmado na região, em formato eletrônico mp4;
– Seguro viagem plano Vip Brazilian Assist

Não Inclui:
– Parte Aérea;
– Serviços de comunicação (telefonia e internet);
– Refeições não informadas e bebidas;
– Demais serviços não descritos acima.

Hospedagem:
Opção 1
– Manaus – Villa Amazônia – Apartamento Standard
– Embarcação Katerre – Suíte Cama Casal

Opção 2
– Manaus – Villa Amazônia – Apartamento Standard
– Embarcação Katerre – Suíte Beliche

Opção 3
– Manaus – Villa Amazônia – Apartamento Standard
– Embarcação Katerre – Suíte Beliche Duplo
*A opção de acomodação tripla no Hotel Villa Amazônia está cotada no apartamento superior com cama extra.

Características Gerais:
O estilo regional de nossas embarcações é para dar aos nossos clientes a sensação de estar viajando em barcos de linha como fazem os nativos da região, porém com conforto, segurança e serviço de bordo. Barcos inteiros de
madeira de lei, de 40 a 80 pés, com botes motorizados e canoas conforme a necessidade das excursões.

Embarcação Jacaré-Açu
– Regional-premium de 3 andares, 64 pés.
– Camarotes decorados, climatizados com penteadeira e banheiro privativo, colchões de mola, travesseiros de pluma.

Embarcação Awapé
– Regional-luxo de 2 andares, 53 pés;
– Camarotes climatizados com banheiro privativo, colchões de alta densidade e travesseiros de pena de ganso.

Tripulação: Comandante, guia chefe-de-expedição, guia nativo, chef de cozinha, ajudantes, marinheiros e camareiras.

Alimentação:
Regime pensão completa, incluindo:
– 3 refeições diárias + tira-gostos
– sucos e água-mineral a vontade
– caipirinhas de frutas
Todos os alimentos são lavados e cozidos com água mineral.
Opção de cardápios customizados:
– Regional
– Internacional
– Vegetariano
– Low fat

Você também pode gostar