Expedição Fluvial
Anavilhanas, Rio Solimões e Parque Jaú

Permânencia 9 Dias
Período Até Dez 2017
Detalhes inicio
Saída: 13/10; 17/11; 01/12
Valores Incluem: Navegação (Consulte a Parte Aérea)
A partir de: R$ 7.840,00 Solicitar Cotação

Com um leque diversificado de atrações selvagens e humanas, este roteiro oferece escalada em árvores gigantes (osap), mergulho com Botos Cor-de Rosa, índios Tuiuka, sobrevôo de Parasail (osap) e navegação por ecossistemas de água negra e barrenta, do Rio Solimões até o Parque Nacional de Anavilhanas, passando por todo o arquipélago de Anavilhanas, no Rio Negro. Em seu ponto mais distante, conheceremos o rio Jaú, onde está o maior parque florestal de água doce do mundo. Pela logística relativamente complicada de acesso, suas trilhas, cachoeiras e igarapés são turisticamente muito pouco explorados. Macacos, preguiças, botos, pacas e aves podem ser observados em pernoites na selva, ou do rio, próximo à hora do por-do-sol. Na estação da seca, as ariranhas são o destaque. Comunidades ribeirinhas, com genuínas manifestações culturais nortistas, dão o toque humano a uma região onde a natureza ainda comanda o espetáculo. O sistema aquático do Parque e composto por 3 grandes rios (Unini ao norte, Carabinani ao sul e Jaú ao centro) e uma infinidade de pequenos igarapés de águas negras. O nível de água destes rios apresenta uma grande variação durante o ano. As matas encontradas nas margens dos rios são chamadas de Matas de Igapó, e são submetidas a períodos de 6 a 8 meses de inundação durante o ano. As matas não alagadas são conhecidas como Floresta de Terra Firme. Esta é a típica floresta tropical úmida, com árvores que chegam a mais de 35 m de altura, como a Samaúma. Sua diversidade chega a 200 espécies por ha. (osap): opcional solicitado à parte.
Particularidades da Região
O baixo Rio Negro é numa região abençoada pela natureza e protegida pelo ICMBio, comportando Parques Nacionais, Estaduais, Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável. Diferentemente de outras regiões da Amazônia, o Rio Negro quase não tem mosquitos, devido ao inseticida natural presente em suas águas. Além disso, é a região mais selvagem e preservada da Amazônia.

  • amazonia5
  • amazonia2-3
  • amazonia1
  • 1280px-x-800px-amazoniafundo-novo-site
  • amazonia6-2

DIA

Origem / Manaus

Apresentação no aeroporto de origem com 2 horas de antecedência em relação ao horário de seu voo rumo a Manaus. Chegada, recepção e traslado para o Hotel Tropical Manaus. Pernoite.


DIA

Manaus / Rio Negro / Rio Solimões

Embarque as 09 hs no Píer do Hotel Tropical, em Manaus. sabatina amazônica: rápida explicação da fauna, flora, bacias hídricas, costumes regionais, estudo de mapas para traçado do roteiro, distribuição da Cartilha do EcoTurismo em Anavilhanas e dos mapas personalizados em formato pdf. Chegada ao Lago Janauary, um rico ecossistema amazônico repleto de aves, répteis, plantas exóticas e árvores gigantes, banhado pelas águas do Rio Solimões, abundante em vida e nutrientes orgânicos. Atracagem para passeio de canoa pela região. Provável visualização de Botos Tucuxi (Sotalia Fluviatilis), Cor-de-Rosa (Inia Geoffrensis) e das aves de época: Maguari (Ardea Cocoi), Garças (Casmerodius Albus), Arara-Canindé (Ara Ararauna), Papagaio-da-Várzea (Amazona Festiva), Socós (Tigrisoma Lineatum), Japiins (Cacicus Cela), Japó (Psarocolius Decumanus) e Arirambas (Galbulidae), alem da Vitória Régia (Victoria Amazonica).
No retorno, seguimos a navegação pelo Paraná do Paracuuba, até o Rio Solimões. Almoço a bordo. Chegamos então ao Encontro das Águas, onde Rio Negro encontra-se com Solimões e por mais de 9 km correm lado a lado. Em seguida vamos conhecer o Pirarucu, o maior peixe de escamas do mundo, também conhecido como o Leão da Amazônia.
Seguimos a navegação em direção ao Arquipélago de Anavilhanas, Rio Negro acima. Jantar a bordo, navegação noturna.

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Rio Negro / Rio Ariaú / Acajatuba

O dia amanhece na praia do Tupé, onde reside um assentamento de índios oriundos do Alto Rio Negro. Após o café da manhã a bordo, descemos para a aldeia onde assistimos a uma apresentação rústica de seus costumes tradicionais. Dança, um pouco de história e artesanato. Após a apresentação, intercâmbio em língua nativa Tuiuka e Tukano. Almoço a bordo. Seguimos navegação até o Rio Ariaú, um belo curso D’águas pretas, com vegetação característica e atrações peculiares como árvores gigantes, com a opção de realizar a Escalada de Árvore (à parte). Após o Ariaú, navegamos até o Lago Acajatuba, num encontro com Botos Cor-de-Rosa em casa flutuante apropriada. Alimentação/mergulho/interação opcional. Após o jantar, focagem de jacarés e outros animais noturnos. Vista aérea do encontro das águas Rio Ariaú

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Arquipélago de Anavilhanas

O dia amanhece no coração do segundo maior arquipélago fluvial do mundo, ao som da floresta e dos igapós. Após café da manhã a bordo, trilhas aquáticas pelos furos, paranás, igapós, lagos e ilhas do arquipélago. Sob a sombra da Macacarecuia, banho com bóias na deliciosa água do Rio Negro. Momentos de lazer e contemplação da natureza.
Pescaria de piranhas no Igarapé do Jaraqui Retorno à embarcação, almoço a bordo. Chegada ao sitio caboclo do seu Manuel, visita a casa de farinha, pomar de frutas regionais. Trekking de 2hs em floresta primária para apreciação da fauna e flora de terra firme. Jantar a bordo, enquanto navegamos.

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Anavilhanas / Madadá

O dia amanhece no Madadá. Café da manhã regional – frutas, geleias, tapioca, tucumã, etc. Trekking de 3hs (ida e volta) em floresta primária até as Grutas do Madadá, No retorno, passeio por sítio caboclo, pomar com frutas de época, etc. Mergulho com boias no Rio Negro. Almoço a bordo.
Incursão de voadeira até Sito Indígena, onde mora uma familia de indios Tukanos oriundos do Alto Rio Negro. Contato com modo de vida e costumes tradicionais. Retorno a embarcação, zarpamos com destino a Praia do Sono. Jantar, fogueira, histórias do folclore caboclo. Pernoite ancorado na praia. Interação com Botos no Rio Negro Lagos do Arquipélago de Anavilhanas Cachoeira do rio Pauini

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Parque Nacional do Jaú

O dia amanhece na Praia do Sono. Zarpamos com destino a base do ICMBIO, na entrada do Parque. Navegando pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, provável visualização de aves e mamíferos aquáticos.
Estação da Cheia: ancoragem e incursão de voadeira pelos Igarapés de terra firme do Parque, no intuito de encontrarmos Ariranhas (Pteronura Brasiliensis).
Estação da Seca: Incursão pelo rio Pauini, explorando este grande afluente repleto de cachoeiras. Retorno ao barco, navegação até a Comunidade do Aturiá, passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos.

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Parque Nacional do Jaú

Ancoragem na Comunidade do Aturiá – passeio pela comunidade, intercâmbio com os moradores, prática de costumes regionais, pomar com frutas de época, casa de farinha, brincadeiras com as crianças, futebol, artesanato, mergulho no rio, etc. Almoço a bordo. Escalada em árvore, na grande castanheira do Aturiá (opcional à parte contratado previamente). Trekking em floresta primária até a cachoeira Sucuriju, no intuito de visualizar mamíferos. Banho de cachoeira ao final da trilha. Retorno a base do ICMBIO, saída do parque. Ariranhas Cabine do Awapé

Incluso: Café da manhãAlmoçoJantar

DIA

Novo Airão / Manaus

Viagem de retorno Jaú – Novo Airão. Interação com Botos Cor de Rosa. City tour por Novo Airão, artesanato, oficina de artesãos, e atrações da cidade. Almoço de despedida no barco. Traslado Novo Airão – Manaus, previsão de chegada: 15:30hs.

Incluso: Café da manhãAlmoço

DIA

Manaus / Origem

Café da manhã, em horário predeterminado, traslado ao aeroporto de Manaus para embarque de retorno a cidade de origem.

Incluso: Café da manhã

VALORES EM REAIS POR PESSOA EM ACOMODAÇÃO DUPLA

HospedagemQuádruploTriploDuploSingleCHDValidade
Tropical Manaus Resort - apartamento Luxo Embarcação Katerre--8.566,00---

OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (23)

Pagamento para viagem em 30 dias ou menos – entrada de 50% e saldo 1x sem juros no cartão
Pagamento para viagem em 60 dias – entrada de 40% e saldo 2x sem juros no cartão
Pagamento para viagem em 90 dias – entrada de 30% e saldo 3x sem juros no cartão
Pagamento para viagem em 120 dias ou mais – entrada de 20% e saldo 4x sem juros no cartão

O que Inclui: 
– traslados em Manaus;
– 2 noites m Manaus com café da manhã;
– Regime pensão completa: 3 refeições diárias + tira-gostos; Sucos e água-mineral a vontade; caipirinhas de frutas.
– Guia bilíngue
– Passeios e atrações de terceiros
– Mapa fotográfico com roteiro da expedição, em PDF
– Cartilhas e infográficos sobre a Amazônia, em PDF
– Seguro Viagem Intermac
– Brinde Adventure Club

Não Inclui:
– Parte Aérea;
– Serviços de comunicação (telefonia e internet);
– Refeições não informadas e bebidas;
– Demais serviços não descritos acima.

Características Gerais:
O estilo regional de nossas embarcações é para dar aos nossos clientes a sensação de estar viajando em barcos de linha como fazem os nativos da região, porém com conforto, segurança e serviço de bordo. Barcos inteiros de
madeira de lei, de 40 a 80 pés, com botes motorizados e canoas conforme a necessidade das excursões.
Embarcação Jacaré-Açu
– Regional-premium de 3 andares, 64 pés.
– Camarotes decorados, climatizados com penteadeira e banheiro privativo, colchões de mola, travesseiros de pluma.
Embarcação Awapé
– Regional-luxo de 2 andares, 53 pés;
– Camarotes climatizados com banheiro privativo, colchões de alta densidade e travesseiros de pena de ganso.

Você também pode gostar