Skip to main content
search
Tempo de Permanência Permanência: 14 dias
Saída: saídas diárias
A partir de:
€ Sob consulta
Pontos Adventure Members:
000 pontos

Voando Turkish Airlines – 26 de outubro a 08 de novembro de 2023

O açafrão é o condimento clássico da cozinha persa, usado no preparo de arroz, dos famosos guisados iranianos e de muitos doces. Conhecido como “ouro vermelho” por seu preço altíssimo, o açafrão é a especiaria mais cara do mundo, porque toda a colheita tem de ser feita trabalhosamente a mão, e só uma parte minúscula da planta é usada na produção do tempero, para a qual é necessária uma quantidade colossal de flores.

O Irã é, disparado, o maior produtor de açafrão do mundo: de lá vêm cerca de 90% de toda a produção mundial. Precisamente este curto período do ano – o final de outubro e o início de novembro – costuma ser o pico da temporada da colheita do açafrão. Apesar das maiores plantações ficarem no nordeste do país, há muitos campos de açafrão também na região de Natanz, na província de Isfahan, onde poderemos ter a rara oportunidade de nos juntarmos aos camponeses locais colhendo as flores das quais se obtém o valioso tempero, uma interessante experiência para enriquecer esta grande viagem cultural ao Irã Central, o coração da Pérsia.

Um roteiro cuidadosamente elaborado, incluindo todas as principais atrações do Irã Central, com hotelaria diferenciada.

Destaques da programação:
– Oito sítios declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
– 2 noites em Teerã, com visita ao Museu Nacional do Irã, ao palácio do Golestan e ao Grande Bazar.
– Em Qom, maior centro de ensino xiita em todo o mundo, visita ao mausoléu de Fátima Masumeh.
– 1 noite em Kashan, com visita ao jardim de Fin e a uma das opulentas mansões que fazem a fama da cidade.
– 1 noite em Natanz, com visita a uma plantação de açafrão onde será mostrado como se faz a colheita (sujeita a condições de natureza propícias).
– 2 noites na histórica Yazd, uma das cidades mais antigas do mundo, centro da religião zoroastriana no Irã.
– 2 noites em Shiraz, berço da cultura persa, com visita às ruínas de Persépolis.
– 3 noites em Isfahan, a favorita dos viajantes, com rica programação e tempo livre para desfrutar da mágica atmosfera da cidade e seu famoso bazar.

Gostou desse roteiro? Entre em contato conosco!


DIA

Quinta-feira: SÃO PAULO – EMBARQUE

Apresentação no aeroporto internacional de Guarulhos e embarque no voo TK-194 da Turkish Airlines saindo às 22:25 com destino a Istambul.


DIA

Sexta-feira: ISTAMBUL – TEERÃ

Chegada ao aeroporto internacional Atatürk às 17:05 e conexão com o voo TK-874 da Turkish Airlines saindo às 19:40 com destino a Teerã.

Chegada ao aeroporto internacional Imã Khomeini à 23:15, traslado para o hotel e alojamento.


DIA

Sábado: TEERÃ

Pela manhã, visita ao Museu Nacional do Irã, projetado pelo francês André Godard com elementos da arquitetura sassânida, inaugurado em 1928 para abrigar a exposição de arqueologia da Antiga Pérsia e ao palácio do Golestão (“roseiral”), residência dos xás da dinastia Qajar (1794-1925), um dos monumentos históricos mais antigos de Teerã, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2013.

À tarde, visita ao Grande Bazar de Teerã, uma cidade dentro da cidade, com 10 km de corredores, o maior dos bazares iranianos e um dos maiores do Oriente, cuja atmosfera arrebatadora é definida pela animação do comércio de joias, ouro, tapetes, seda, objetos de cobre e incontáveis outros artigos.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço


DIA

Domingo: TEERÃ – KASHAN

Pela manhã, saída para Kashan (Caxã, 223 km), cidade-oásis na borda do deserto de Dasht-e Kavir, grande produtora de tecidos, tapetes e água de rosas. Kashan floresceu como um importante centro comercial no século XIX, época em que os ricos comerciantes locais construíram suas mansões. Visita à casa de Seyyed Jafar Tabatabayi, uma das mais bonitas entre as mansões restauradas e abertas ao público como museus, ao hammam (banhos públicos) histórico de Sultan Mir Ahmad e ao bazar.

A maior atração de Kashan, no entanto, fica na aldeia de Fin, hoje incorporada à cidade, e precede em mais de duzentos anos sua era de ouro do comércio: o magnífico jardim de Fin, criado para o xá Abbas I, o Grande, que reinou de 1588 a 1629. Visita ao histórico jardim, que conjuntamente com outros oito jardins persas foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2011, e a duas construções que existem em seu território: o pavilhão central e o hammam, onde o grande político reformista Amir Kabir foi assassinado a mando do xá Naser al-Din (Naceradim), a quem servira como primeiro-ministro de 1848 a 1851.

Alojamento após as visitas.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço


DIA

Segunda-feira: KASHAN – NATANZ

De manhã cedinho, saída para uma das aldeias da região onde o açafrão é produzido. A colheita do açafrão começa antes do nascer do sol, quando as flores ainda não abriram. Homens e mulheres vão para os campos e começam a colher as flores, que se abrem como num passe de mágica aos primeiros raios do sol. Esse trabalho vai até as dez horas da manhã, quando as flores são levadas para uma área sombreada para a extração dos preciosos filamentos – os estigmas, que são três em cada flor – para secagem. Se a colheita do açafrão este ano for na época esperada, veremos os campos salpicados das flores roxas, acompanharemos a colheita e um aldeão mostrará o processo de extração dos estigmas, depois será oferecido chá de açafrão e o almoço com pratos regionais será servido no próprio local.

À tarde, depois de uma curta caminhada pela aldeia, retorno para a Natanz e passeio pelo centro da cidade, com visita ao ateliê de cerâmica tradicional de Abbas Ebadi, cuja família preserva há mais e um século a arte da produção de artefatos de argila pelas técnicas antigas.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço


DIA

Terça-feira: NATANZ – MOHAMMADIEH – MEYBOD – YAZD

Pela manhã, saída para a aldeia de Mohammadieh (164 km), nos arredores da cidade de Na’in, onde cavernas subterrâneas chamadas pelos habitantes locais de aba bafi foram escavadas provavelmente por zoroastrianos e originalmente usadas como residências. Quando foram abandonadas pelos zoroastrianos, as cavernas passaram a ser usadas pelos muçulmanos como oficinas de tecelagem onde até hoje cerca de quarenta pessoas fazem pesados capotes de lã misturada de carneiro e de camelo e kilims, numa produção artesanal que vem sendo feita aqui há mais de setecentos anos. Visita às oficinas com demonstração da técnica de tecelagem.

Continuação com destino à histórica Meybod (122 km), repleta de construções de adobe. O castelo Narin é considerado a construção mais antiga no país em seu gênero. Outras atrações da cidade são o histórico yakhchal – surpreendente depósito de gelo em meio à região desértica – e o caravançarai do xá Abbas, onde hoje funcionam ateliês de artesãos com lojinhas do artesanato local, com destaque para a cerâmica com a pintura característica e o zilu, o tapete típico de Meybod feito de algodão grosso com trama geométrica geralmente azul e branca.

Seguindo viagem, chegada a Yazd (Iazde, 60 km) à noitinha. Para um primeiro contato com a cidade, sugerimos passeio até a região do Complexo Amir Chakhmaq, com esplêndida fachada de três andares, no centro da cidade.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço


DIA

Quarta-feira: YAZD

Dia inteiramente dedicado a Yazd, uma das mais encantadoras cidades do Irã e, segundo a UNESCO, uma das mais antigas em todo o mundo. Caminhar sem rumo pelas históricas ruelas de Fahadan, o centro antigo, repletas de construções em tijolos de barro, pontilhadas por uma verdadeira floresta de badgirs (torres pega-vento), é como fazer uma viagem ao passado – a cidade histórica de Yazd foi inscrita no Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2017. Subir até um terraço para beber chá e admirar a vista é um deleite para todos os sentidos. No passeio guiado pela cidade, boa parte realizada a pé, visitaremos a mesquita Jameh, cujo belíssimo portal de entrada, recoberto de mosaicos e ladeado por dois minaretes com 48 metros de altura, é uma imagem difícil de esquecer, como também é o interior desta magnífica construção. Conheceremos o jardim Dolat Abad, duas vezes inscrito no Patrimônio da Humanidade: como parte da cidade histórica de Yazd e como um dos nove jardins persas reconhecidos coletivamente pela UNESCO. Visitaremos as Torres de Silêncio e o Ateshkadeh, o templo do Sagrado Fogo Eterno, dois locais importantíssimos para os zoroastrianos, seguidores da antiga religião fundada na Pérsia pelo profeta Zaratustra.

No fim da tarde, tempo livre para passear pelas lojas, cafés e restaurantes da rua da mesquita Jameh, carinhosamente apelidada de “Pequena Champs-Élysées” pelos moradores da cidade.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço


DIA

Quinta-feira: YAZD – ABARKUH – PASÁRGADA – SHIRAZ

Pela manhã, saída para Shiraz (Xiraz) com breve parada na cidadezinha de Abarkuh (129 km) para ver o gigantesco Cipreste de Abarkuh, declarado monumento nacional, uma das árvores vivas mais velhas do mundo, com idade estimada entre quatro e cinco mil anos e, segundo a lenda, plantada pelo próprio Zoroastro.

Ainda no caminho, visita às ruínas de Pasárgada (163 km), primeira capital do Império Aquemênida, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2004. A principal atração deste importante sítio arqueológico é a tumba de seu fundador, Ciro, o Grande, mas, além de Pasárgada propriamente, há no local ainda outro Patrimônio da Humanidade: o mais antigo dos nove jardins persas protegidos coletivamente pela UNESCO. Os escassos vestígios do jardim do conjunto palaciano de Ciro, já praticamente desaparecidos, são hoje uma “paisagem-fóssil”, ou seja, já não conservam ativamente seu papel no contexto físico e social, mas têm inestimável valor histórico. Aqui encontra-se a primeira expressão do princípio original do jardim persa, que deve ser o Paraíso na Terra, uma representação do Éden: o Chahar Bagh (Quatro Jardins), que é a divisão do jardim em quatro partes que representam os quatro elementos zoroastrianos: céu, terra, água e plantas

Chegada a Shiraz (Xiraz, 129 km) no fim da tarde.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço


DIA

Sexta-feira: SHIRAZ

Dia inteiro dedicado à visita de Shiraz, considerada o berço da cultura persa, cidade de poetas eternos, jardins paradisíacos e, antes da República Islâmica proibir sua fabricação, excelente vinho. Shiraz é o centro administrativo da província de Fars, ou Pars, de cujo nome provem a própria palavra “Pérsia” – se o Irã tem um coração, ele bate na alegre e jovial Shiraz.

A visita guiada começa pela mesquita de Nasir al-Molk, também chamada de Mesquita Cor-de-Rosa, construída entre 1876 e 1888. A decoração do pátio interno merece atenção, mas o que mais atrai a atenção dos visitantes é o inesquecível efeito causado pelos raios de sol da manhã projetando sua luz através dos maravilhosos vitrais multicoloridos sobre os tapetes persas que forram o chão da sala de reza de inverno. Segunda parada de nosso city tour, o jardim Naranjestan é considerado o mais bonito de Shiraz, com seu encantador pavilhão de recepções onde a família do poderoso aristocrata local Mohammad Ali Khan Qavam al-Molk recebia seus convidados. A mesquita do Vakil (do Regente), com rica decoração, o santuário de Ali Ibn-Hamze e as muralhas da cidadela de Karim Khan, que dominam a praça principal da cidade, também fazem parte de nosso itinerário. Terminado o passeio, sugerimos explorar o fantástico Bazar do Vakil, obra-prima da arquitetura Zand, com centenas de lojas oferecendo os mais variados artigos. Destaque para o Sarai-e Moshir, um caravançarai restaurado com variada seleção de artesanato.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço

10°
DIA

Sábado: SHIRAZ – PERSÉPOLIS – NAQSH-E ROSTAM – ISFAHAN

Pela manhã, saída com destino a Persépolis (57 km), impressionante complexo cuja construção foi iniciada por Dario I há mais de 2.500 anos, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1979. A diversidade cultural e étnica representada nos relevos detalhadamente esculpidos – ali estão medas, etíopes, assírios, hurritas, egípcios e outros súditos dos imperadores aquemênidas – não deixa dúvidas quanto à enorme abrangência do Império Persa. É fascinante caminhar pelas ruínas da cidade que prosperou por séculos até ser reduzida a cinzas por Alexandre, o Grande. Persépolis foi também palco da maior extravagância cometida pelo último monarca persa, o xá Mohammad Reza Pahlevi, que ali organizou, em 1971, ao custo de dezenas de milhões de dólares, uma nababesca recepção para mandatários e personalidades de todo o mundo. Em seguida, visita à necrópole de Naqsh-e Rostam (9 km), magníficos túmulos dos imperadores persas escavados num imenso paredão de pedra com altos-relevos.

À tarde, percurso rodoviário com destino a Isfahan (Ispaão, 418 km), a cidade favorita dos visitantes, com chegada à noite.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço

11°
DIA

Domingo: ISFAHAN

A praça Naqsh-e Jahan, com 160 metros de largura e 560 metros de comprimento, emoldurada pelas arcadas das lojas ao seu redor, talvez seja a mais icônica imagem do Irã, e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979. O passeio pela região inclui visita à mesquita do Xá, obra-prima da arquitetura persa islâmica. O prédio, cuja construção tardou 25 anos, tem dimensões monumentais, sendo ricamente ornamentado em cada canto. Outra mesquita lindíssima é a do xeque Lotfollah. De proporções bem menores, mas decoração deslumbrante, era de uso exclusivo das mulheres do harém do xá. A terceira visita do dia na praça é ao palácio Ali Qapu. A recompensa para quem enfrenta os muitos degraus até o terraço é a visão da praça, com seus jardins, chafarizes e espelhos d’água, e a maravilhosa sala de música no andar mais alto.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço

12°
DIA

Segunda-feira: ISFAHAN

Mais um dia inteiramente dedicado a encantadora Isfahan, afinal, há muito para se conhecer nesta cidade, a terceira maior do Irã. Visita ao palácio Chehel Sotun (das Quarenta Colunas), à mesquita Jameh, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e ao distrito de Jolfa – o bairro armênio – incluindo o interior da catedral de Vank, templo cristão com belos afrescos.

Tarde livre para voltar ao bazar e fazer compras, que vão desde os tradicionais tapetes persas até as típicas miniaturas em osso de camelo. No fim do dia, recomendamos uma caminhada às margens do rio Zayandeh, atravessando suas históricas pontes de pedestres, como a Si-o-Seh (Trinta e Três), de 33 arcos, e a magnífica ponte Khaju, com dois andares de terraços.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço

13°
DIA

Terça-feira: ISFAHAN – ABYANEH – QOM – TEERÃ

Saída em percurso rodoviário até Abyaneh (172 km), a Aldeia Vermelha. As ruelas estreitas, a cor característica das construções que se mimetizam com o cenário natural, os moradores em trajes típicos… Tudo faz parecer que estamos vivendo um sonho maravilhoso.
Continuação da viagem para a Qom (185 km), maior centro de ensino xiita em todo o mundo e importante centro de peregrinação. Visita ao impressionante Santuário de Fatima Masumeh.
Chegada ao hotel em frente ao aeroporto internacional Imã Khomeini (111 km) no início da noite.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

Almoço

Almoço

14°
DIA

Quarta-feira: TEERÃ – ISTAMBUL – SÃO PAULO

Em horário adequado, traslado para o aeroporto internacional Imã Khomeini em van disponibilizada pelo hotel e embarque no voo TK-871 da Turkish Airlines saindo às 09:35 com destino a Istambul. Chegada ao aeroporto internacional Atatürk às 12:35 e conexão com o voo TK-193 da Turkish Airlines saindo às 14:30 com destino a São Paulo. Chegada ao aeroporto internacional de Guarulhos às 22:15 e fim dos nossos serviços.

Incluso:

Café da manhã

Café da manhã

VALORES SOB CONSULTA

HospedagemQuádruploTriploDuploSingleCHDValidade
consultar abaixosob consulta

– Taxas aeroportuárias: U$ sob consulta
– Imposto de renda retido na fonte incluído.

*Todos os voos são sempre sujeitos a alteração de horário pela companhia aérea.
**Consulte-nos sobre a disponibilidade e o valor do acréscimo para embarque em outros aeroportos.

Passagem aérea incluída com os voos:

sob consulta

*Todos os voos são sempre sujeitos a alteração de horário pela companhia aérea.
**Consulte-nos sobre a disponibilidade e o valor do acréscimo para embarque em outros aeroportos.

Hospedagem:
2 noites no hotel SIMORGH, GRAND I, PARSIAN EVIN ou similar com café da manhã em Teerã
1 noite no hotel NEGARESTAN ou similar com café da manhã em Natanz
1 noite no hotel QASR-E JAHAN ou similar com café da manhã em Natanz
2 noites no hotel DAD, MOSHIR GARDEN, SAFAIYEH ou similar com café da manhã em Yazd
2 noites no hotel ELIZEH, ROYAL ou similar com café da manhã em Shiraz
3 noites no hotel PIROOZI, SAFIR ou similar com café da manhã em Isfahan
1 noite no hotel REMIS ou similar próximo ao aeroporto de Teerã antes do voo de retorno ao Brasil

OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (26)

Pagamento à vista
Transferência bancária ou PIX
Cartão de crédito
Visa, Mastercard, Diners, Elo e American Express

Forma de pagamento:

– Consulte-nos.

Inclui:
– Passagem aérea de grupo em classe econômica nos voos mencionados (sujeitos a alteração de horário)
– Acomodação em quarto duplo com café da manhã nos hotéis mencionados ou similares
– Todas as refeições mencionadas no programa (11 almoços)
– Ingresso para as atrações turísticas visitadas segundo o programa
– Passeios com guia que fala espanhol
– Acompanhamento de guia brasileiro na parte terrestre da viagem (não nos voos)
– Traslado do aeroporto para o hotel
– Traslado do hotel para o aeroporto em van disponibilizada pelo hotel
– Todo o transporte terrestre segundo o itinerário em veículo privativo
– Serviço de carregadores de bagagem nos hotéis onde esse serviço seja disponibilizado (uma mala por pessoa)
– Carta de visa-support (não é o visto – o custo do visto não está incluído no preço do tour)
– Impostos

Não inclui:
– Acompanhamento de guia nos voos internacionais
– Visto turístico iraniano, nem serviço de despachante.
– Portadores de passaporte brasileiro necessitam de visto para visitar o Irã, consulte-nos sobre prazo, custo e documentação necessária. Portadores de passaporte emitido por outro país, favor consultar.
– Refeições não mencionadas no programa
– Bebidas durante as refeições incluídas no programa
– Licença para fotografar e/ou filmar em áreas públicas e/ou privadas onde ela seja necessária
– Despesas de caráter pessoal, como bebidas, souvenires, lavanderia etc.
– Gorjetas para o guia e o motorista
– Perdas ou despesas devido a imprevistos, como cancelamento de voos e barcos, doença, acidentes, bloqueio de estradas, intempéries, pandemias etc.
– Excursões, passeios, visitas e espetáculos OPCIONAIS que constem ou não no programa e sejam oferecidos pelos guias durante a viagem
– Qualquer item não expressamente mencionado como incluído
– Seguro de viagem- ATENÇÃO: (Nunca viaje sem seguro de viagem!), que deve ser contratado separadamente; C0nsulte-nos.

Hospedagem:
2 noites no hotel SIMORGH, GRAND I, PARSIAN EVIN ou similar com café da manhã em Teerã
1 noite no hotel NEGARESTAN ou similar com café da manhã em Natanz
1 noite no hotel QASR-E JAHAN ou similar com café da manhã em Natanz
2 noites no hotel DAD, MOSHIR GARDEN, SAFAIYEH ou similar com café da manhã em Yazd
2 noites no hotel ELIZEH, ROYAL ou similar com café da manhã em Shiraz
3 noites no hotel PIROOZI, SAFIR ou similar com café da manhã em Isfahan
1 noite no hotel REMIS ou similar próximo ao aeroporto de Teerã antes do voo de retorno ao Brasil

Visto de Turismo
Cidadãos brasileiros precisam visto de turismo para visitar o Irã, consulte-nos sobre custos, prazo, documentação necessária e visto para cidadãos de outros países.

Vacina contra febre amarela
É recomendável levar Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

Vestuário:
No Irã, em função da lei islâmica, mulheres devem sempre usar lenço (hijab). Sapatos abertos não são permitidos, tampouco pernas expostas, decotes e blusas de manga curta. Os braços devem permanecer cobertos. Não se deve usar roupas que marquem as formas do corpo – peças justas como, por exemplo, calças legging. Homens não podem usar camisetas sem manga, shorts ou bermudas, devendo usar calças compridas em todas as ocasiões.

Condições de cancelamento:
A mais de 30 dias do início da excursão: retenção de 20% do valor da parte terrestre do tour.
A 30 dias ou menos do início da excursão; retenção de percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela operadora perante a EMBRATUR, havidos em decorrência da desistência do passageiro.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE: INCLUÍDO

Passagem aérea incluída com voos:

sob consulta.

Todos os voos são sempre sujeitos a alteração de horário pela companhia aérea.
Consulte-nos sobre a disponibilidade e o valor do acréscimo para embarque em outros aeroportos.

 

Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, enviaremos somente as informações de seu interesse e você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Ao informar seus dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os Termos de uso.

Personalize sua viagem!

Você pode criar a viagem de acordo com o seu perfil!

Fale com nossos consultores e saiba mais

Close Menu
?