Natal – São Miguel do Gostoso (34 praias durante o percurso)
Saída de Natal pela manhã em veículo 4×4 (ou em horário estipulado pelo condutor do veículo), trajeto por cerca de 1 hora pela estrada até a altura de Muriú para início do passeio pelas praias do litoral.
Trecho por Barra de Maxaranguape, onde uma balsa artesanal fará a travessia desse rio. Após a travessia, percurso até o Cabo de São Roque e Ponta Gorda. No Cabo de São Roque, conhecerá a “Árvore do Amor” com sua formação influenciada pela ação constante dos ventos. Diz a lenda que, os casais que passam por essa árvore, jamais se separam. Haverá também o visual do Cabo de São Roque, um dos pontos mais oriental da costa brasileira, com maior proximidade do Continente Africano.
Subida as dunas de Ponta Gorda, onde há um mirante natural, podendo admirar uma enseada de beleza única, com uma praia selvagem repleta de imensos coqueirais. Descendo a duna de Ponta Gorda, travessia de mais um trecho de praia até o outro lado, onde será necessário subir uma íngreme duna para prosseguir com o trajeto. Trafegando sobre as dunas, é possível reparar a vegetação presente, característica de restingas, com folhas mais grossas e arbustos baixos. Muitos coqueiros também integram o visual impressionante desse ponto da costa. Nesse momento, devido a barreiras geográficas naturais, o trecho será feito por estradas de asfalto e terra.
Pouco mais a frente, retorno ao trecho de praia, dessa vez em Caraúbas. Um agradável e pacato vilarejo de pescadores, que no período de férias, transforma-se numa cidadezinha bem agitada pelos veranistas. Trajeto pela praia até a entrada na região de Maracajaú. Nesse trecho, as praias são bem mais planas e sem indícios de vegetação na área de pós praia, apenas dunas extensas são encontradas. Trecho por mais uma grande extensão de praias, dentre as quais pode-se destacar, Pititinga, Zumbi e Perobas, onde já se evidenciam as primeiras grandes falésias.
Em Perobas, no meio de tantos coqueiros, um especialmente deitado é um convite a uma fotografia “caribenha”. Continuação subindo a costa, agora com direção a Touros. Touros é uma pequena cidade muito bonita e charmosa, repleta de atrativos culturais e históricos, como os canhões deixados pela Coroa Portuguesa e que nunca dispararam um só tiro.
A Igreja e o Museu de Arte Sacra são mais alguns atrativos de relevante interesse. Chegada ao Farol de Touros, extremamente importante para a Navegação, pois indica a “Esquina do Continente Americano”. Oportunidade de apreciar uma visão da Ponta do Calcanhar (onde o continente literalmente faz a curva, deixando de ser voltado para leste e passando a ser voltado para norte). Visita ao Marco Zero da BR-101, também em Touros. Ali começa essa importante rodovia federal, que só tem seu final em Torres, no Rio Grande do Sul. Trajeto pelas praias de Cajueiro e Lagoa do Sal, onde é possível verificar a importante presença de colónias de pescadores com dezenas de jangadas no mar e muitas cabanas na areia.
Em Lagoa do Sal, após saída da praia, contemplação de uma duna muito alta e muito bonita ao lado esquerdo e, depois da duna, uma Lagoa bem extensa, que deu nome a praia. Percurso pela estrada por mais alguns metros até entrada novamente na praia, seguindo pela Enseada dos Amores e São José, até a Ponta do Santo Cristo. Essa região da Ponta do Santo Cristo é considerada, atualmente, um dos melhores pontos para a prática de esportes náuticos com vento (Wind Surf, Kite Surf). Praticantes do mundo inteiro, procuram nessa enseada, as condições ideais de vento e águas calmas, para a melhoria das técnicas. É muito comum dividir um espaço na areia com pessoas das mais variadas nacionalidades.
Enfim, chegada a São Miguel do Gostoso. A dica é acomodar-se na pousada e tomar um belo banho de mar, aguardando o por do sol. Nessa hora, o cenário formado pelas cores do céu trazem uma sensação de estupefação e contentamento, pois sabemos que estamos num lugar especial. Pernoite em São Miguel do Gostoso.
Incluso:

Café da manhã