
O Uzbequistão, com suas imponentes madrasas, praças vibrantes, mesquitas ornamentadas, bazares animados e minaretes de um azul turquesa hipnotizante, é um verdadeiro museu a céu aberto. Suas cidades encantadoras, como Tashkent, Bukhara e Samarcanda, são repletas de tesouros históricos e culturais, com uma das mais deslumbrantes concentrações de arquitetura islâmica do mundo, legada pelo esplendor do Império Persa. Cada rua, cada edifício, conta uma história de séculos de trocas comerciais e culturais ao longo da mítica Rota da Seda.
Ao norte, o Cazaquistão, país de dimensões continentais, encanta com sua rica diversidade cultural e uma herança forjada pela fusão de tribos nômades turcas e mongóis. Além de sua tradição nômade vibrante, o Cazaquistão se destaca por três características que cativam todos que o visitam: sua arquitetura moderna e arrojada, suas paisagens naturais impressionantes, que variam de estepes vastas a montanhas imponentes, e seu povo acolhedor, com uma hospitalidade calorosa e um sorriso genuíno que faz com que todos se sintam em casa.
Chegada cedo a Tashkent, capital do Uzbequistão, traslado de chegada com guia. Acomodação no hotel com early check-in incluído. Café da manhã no hotel e tempo para descanso. Almoço em restaurante local. Breve passeio pela cidade, com visita ao Museu de Arte Decorativa e pelo parque moderno da cidade Tashkent City.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Café da manhã no hotel e começo da visita à capital do Uzbequistão, cidade onde coexistem o antigo e o moderno e da parte antiga, visitaremos o Barak Khan Madrasa, o complexo arquitetônico Hasti Imam que é o centro religioso mais importante da cidade, depois visitaremos as antigas escolas espirituais: Mausoléu Kafal Shohi, entraremos na Mesquita Tilla Sheykh e no Museu “Alcorão de Kalifa Osman” (século VII) e faremos uma parada no Bazar Chorsu, que é o principal mercado oriental de Tashkent, onde você poderá saborear a comida típica desta região e comprar lembranças do Uzbequistão feitas à mão por artesãos locais. O guia nos contará sobre o devastador terremoto que deixou Tashkent em ruínas em 1966, veremos o Monumento dedicado a este tema. Almoço em um restaurante local, onde continuaremos nosso passeio panorâmico para conhecer a parte moderna da cidade, faremos paradas na Praça da Independência e Eternidade, Praça Amir Temur, onde apreciaremos a vista exterior do Palácio do século XIX que pertenceu ao neto de Nicolau I Romanov em a época em que o Uzbequistão fazia parte do Império Russo.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Traslado para a estação de trem para embarque (de acordo com o horário do trem). Chegada a Samarcanda e check-in no hotel às 14:00. Samarcanda, uma das cidades mais míticas do Uzbequistão, respira a história da Rota da Seda. A famosa Praça Registán (“lugar de areias”) é um exemplo único de arquitetura, com suas três madrasas: Ulugh Beg, Sherdar e Tilla-Kori, que são decoradas com azulejos e cúpulas turquesa, formando o coração da cidade medieval. Almoço em restaurante local. Visita ao Mausoléu de Tamerlã, Gur-e-Amir, conhecido como a “Tumba do Rei”, onde repousa o grande conquistador da Ásia Central. Sua sala é um dos exemplos mais bonitos da arte timúrida. Diz a lenda que, se ele se levantasse de sua tumba, o mundo inteiro tremeria. Em 22 de junho de 1941, o arqueólogo soviético Mikhail Gerasimov exumou seu corpo por ordem de Stalin para reconstruir seu retrato escultórico; nesse mesmo dia, Hitler invadiu a União Soviética, dando início à Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial no território russo). Outro destaque da cidade é a Mesquita Bibi Khanum, construída com a participação dos melhores arquitetos e artesãos do império, trazidos de todas as regiões do vasto Império de Tamerlão. Retorno e descanso no hotel.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Café da manhã no hotel. Saída em transporte confortável com destino a Bukhara, cidade lendária do Uzbequistão. Chegada e check-in no hotel. Almoço em restaurante local. Bukhara é uma das cidades mais importantes do país, conhecida por suas cúpulas turquesa e monumentos históricos. Começaremos a explorar a cidade pelo complexo Lyabi-Hauz, uma ampla praça que, durante o período do Kanato, foi o centro comercial e religioso de Bukhara. Construída nos séculos XVI e XVII, Lyabi-Hauz é o coração da cidade, destacando-se pelo grande tanque de água no centro, um dos poucos que restam dos muitos que distribuíam água pela cidade antiga. Visitaremos a Madrasa Kukeldash, uma imensa escola corânica construída por volta de 1570, que foi a maior de toda a Ásia Central em seu tempo, e a Madrasa Nodir Devon Begi, edificada em 1622, cuja decoração apresenta dois pássaros mitológicos. Retorno e descanso no hotel. À tarde, apreciaremos um espetáculo folclórico na Madrasa Nodir Devon Begi.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Café da manhã no hotel e daremos continuidade à nossa exploração de Bukhara, uma cidade mágica que foi o berço de Avicena, o grande pensador do século X, e é, sem dúvida, uma das mais belas de todo o Uzbequistão. Nossa primeira parada será o Mausoléu de Samanidas (séculos 9-10), localizado em um tranquilo parque. Este mausoléu guarda os restos de Ismail Samani, fundador da dinastia Samânida, e de vários de seus familiares. Sua arquitetura simples e elegante, com formato quadrado e construída em tijolos cozidos, é uma das mais importantes da cidade. A poucos minutos de lá, visitaremos a Mesquita Bolo Haouz, construída em 1712. O que torna essa mesquita única em Bukhara são suas 20 colunas de madeira ornamentadas com motivos coloridos no pátio exterior, criando uma atmosfera especial. Embora o número de pilares seja 20, a mesquita é conhecida como a “Mesquita dos 40 pilares”. O mistério é revelado ao observar o reflexo das colunas no estanque à frente da mesquita. Almoço em restaurante local. Em seguida, visitaremos a Fortaleza Ark (séculos V–XIX), a estrutura mais antiga da cidade, que foi a residência dos emires de Bukhara. Não podemos deixar de conhecer também os bazares de Bukhara, localizados nos cruzamentos das ruas mais importantes, sob belíssimos tetos abobadados. Este complexo de cúpulas do século XVI, conhecido como Primeira, Segunda e Terceira Cúpulas, é formado por recintos abobadados interligados a várias galerias comerciais e oficinas de artesanato. Aqui são vendidos gorros de camelo, tecidos bordados, tapetes artesanais, cerâmicas e lenços de seda. Os visitantes terão a oportunidade de experimentar a arte de pechinchar e descobrir pequenos e grandes tesouros. Conheceremos também a Mesquita Magoki Attory (século XII), a Madrasa Ulughbek (século XV), a Madrasa Abdulaziz-Khan (século XVII) e o Mausoléu com a Fonte Sagrada Chasmai Ayub (século XIV). Retorno ao hotel para descanso.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Café da manhã no hotel. Traslado para Khiva pela estrada (450 km, aproximadamente 7 horas). Almoço em restaurante local ou picnic durante o trajeto. Chegada a Khiva e check-in no hotel. À tarde, aproveitaremos o pôr do sol no terraço do hotel, acompanhando com uma taça de vinho (ou cerveja) e frutas ou uma tábua de queijos.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Khiva é uma cidade-museu localizada no deserto e é considerada a pérola do Uzbequistão. Antigamente, caravanas da Rota da Seda cruzavam esta cidade. Suas ruas de paralelepípedos, mesquitas de barro, padrões elaborados e majestosas muralhas impressionam até os viajantes mais experientes. Segundo a lenda, Khiva cresceu em torno de um poço chamado Keivah, cavado por Sem, filho de Noé. Arqueólogos afirmam que Khiva já existia no século VI a.C., quando era conhecida como Kheyvak. O poço original ainda se encontra no centro da cidade. Antes da conquista árabe, Khiva era uma cidade zoroastriana. Em 712, com a ascensão de Qutayb Ibn Muslim, quase todos os cientistas e membros das famílias nobres foram eliminados. Entre os séculos IX e XI, Khiva tornou-se um importante centro religioso e científico, contando com figuras renomadas como Al-Khorezmi e Al-Beruni. Em 1220, a cidade foi destruída pelos soldados de Gengis Khan. No século XVI, tribos nômades uzbeques se estabeleceram em Khiva, e em 1598 a cidade foi proclamada capital do Canato de Khiva, tornando-se, na primeira metade do século XVII, um dos centros islâmicos da região. Visitaremos o coração fortificado de Khiva, conhecido como Itchan Kala, incluindo a Kalta Minor, o Castelo Kunya Ark, a Madraza Mohammed Rahim Khan, o Minarete e Madraza Islom Khodja, além da Madraza Allakuli Khan. Todo o centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO. Almoço em restaurante local. À tarde, visitaremos o complexo arquitetônico Tash Hovli (harém do século XIX), o Mausoléu de Pahlavan Mahmud (séculos XIV-XVIII), a Mesquita Juma (século X) e o Mausoléu de Said Allauddin. Em seguida, traslado ao aeroporto de Urgench (30 km) para voo a Tashkent, sujeito a horários e disponibilidade. Chegada a Tashkent e acomodação no hotel.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Café da manhã no hotel ou tipo picnic. Traslado para o aeroporto para saída com destino a Almaty. Chegada ao Aeroporto Internacional de Almaty e procedimentos de imigração. Na saída, o motorista os receberá com uma placa. Traslado para o hotel e check-in a partir das 14h. Tempo livre para descansar ou explorar a cidade por conta própria.
Incluso:
Café da manhã
Saída pela manhã em uma excursão de dia inteiro por Almaty. Neste dia, você visitará o centro antigo da cidade e conhecerá alguns dos principais pontos que melhor refletem a história de Almaty. A primeira parada é o Parque dos 28 Guardas de Panfilov, nomeado em homenagem à divisão da Segunda Guerra Mundial formada por homens da região de Almaty sob o comando do General Iván Panfilov. O parque é muito popular entre os moradores e visitantes da cidade. Dentro do parque, os visitantes encontrarão a chama eterna, monumentos dedicados a diversos heróis, a Catedral da Ascensão, uma igreja ortodoxa de madeira que milagrosamente resistiu a um forte terremoto no século XX e o Museu de Instrumentos Musicais, onde é possível admirar uma coleção de mais de 1.000 peças, incluindo algumas raras datadas do século XVII. Em uma curta caminhada, você poderá visitar outra atração turística de Almaty: o “Bazar Verde” ou Mercado Verde, uma maneira perfeita de vivenciar um autêntico mercado oriental. Aqui você poderá experimentar comidas típicas, negociar preços e, claro, comprar produtos locais deliciosos por valores muito acessíveis. Almoço em um restaurante local. Em seguida, faremos um tour a pé pelo centro de Almaty (1 a 1,5 horas): descubra o coração cultural da cidade a pé, começando pelo Teatro de Ópera e Ballet Abay, um símbolo da arquitetura stalinista e das artes cênicas. Passeie pela movimentada rua Panfilov, com seus cafés, arte de rua e músicos, antes de chegar ao vibrante Arbat, conhecido por seu artesanato local e lembranças típicas. A última parada do dia é Kok Tobe, um parque localizado a 1.100 metros de altitude em uma colina verde, muito popular entre moradores e turistas. Pegue o confortável teleférico e, em apenas 10 minutos, admire a magnífica vista panorâmica da cidade. Após a descida da colina, retorno ao hotel.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Após o café da manhã, começará sua exploração de Almaty com uma visita ao seu entorno natural mais emblemático: as montanhas Ili Alatau. O Parque Nacional Ili Alatau, fundado em 1996, se estende por 120 km, com uma área total de mais de 200.000 hectares. As altitudes variam entre 600 e 5.000 metros, oferecendo paisagens impressionantes e uma rica biodiversidade. A primeira parada será Medeu, que já foi a pista de patinação no gelo mais alta do mundo, situada a 1.691 metros acima do nível do mar. Embora atualmente esteja fechada para reformas até 2027, a área continua sendo popular por sua paisagem alpina e trilhas para caminhadas. O principal destino do dia é a estação de montanha Shymbulak, o destino alpino mais famoso da Ásia Central. Localizada a 2.260 metros acima do nível do mar, Shymbulak oferece vistas deslumbrantes das montanhas, cafés aconchegantes, trilhas para caminhada e, no inverno, algumas das melhores pistas de esqui da região. Mesmo no verão, permanece um local favorito para moradores e visitantes, graças ao ar fresco e aos panoramas espetaculares. Para chegar ao topo, você fará um passeio panorâmico em um sistema de teleférico de três trechos, que leva até o Passo Talgar, a 3.200 metros, oferecendo vistas panorâmicas da cordilheira Zailiyskiy Alatau. Em caso de manutenção, será fornecido um eco-transfer até a estação base de Shymbulak. Após a visita, almoço em um restaurante local. Em seguida, retorno à cidade e visita ao Museu de Artes de Almaty. Atualmente aberto ao público, o museu se tornou rapidamente o principal destino da cidade para amantes da arte e viajantes curiosos. Localizado no coração de Almaty, apresenta uma combinação dinâmica de arte contemporânea do Cazaquistão, exposições internacionais e instalações interativas. O passeio continua pela Praça da República, símbolo da independência do Cazaquistão, onde é possível ver o Monumento à Independência com o Guerreiro Dourado, a Prefeitura, fontes e amplos espaços públicos, um local ideal para fotos e para se aprofundar na história do país.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Saída para a Aldeia Étnica Cazaque “Los Hunos” (35 km da cidade) “Los Hunos” é uma aldeia étnica ideal para quem deseja participar de rituais, jogos nacionais e tradições cazaques. Ao chegar, os visitantes serão recebidos com o ritual de boas-vindas “Shashu”, em que bombons são lançados à frente dos convidados e os turistas devem recolhê-los; segundo antigas crenças, esses doces trazem boa sorte. O programa de entretenimento inclui demonstrações e participação na arte da confecção de feltro, visita a uma yurta e aprendizado sobre a montagem e desmontagem das yurtas cazaques, bem como a diferença entre uma yurta cazaque e um gher mongol. Os visitantes também conhecerão alguns rituais tradicionais, como “Besikke salu” e “Tusau kesu”. Haverá um espetáculo de cavaleiros cazaques, além de jogos típicos, como “kyz kuu”, em que um rapaz persegue uma moça a cavalo e deve dar um beijo nela durante a corrida; se falhar, a moça o persegue e o atinge com o chicote nas costas e “atpen audaryspak”, luta cazaque a cavalo. A visita continua com dança típica, música e almoço tradicional na aldeia, onde os visitantes poderão experimentar o “Baursak”, pão tradicional. Para os que desejam passar mais tempo em contato com a natureza, é possível reservar um passeio a cavalo pelas montanhas, com ou sem guia. O dia inclui também o espetáculo de cavalaria cazaque “Dzhigitovka”, com manobras complexas em cavalos em movimento, incluindo tiro ao alvo. Este espetáculo é considerado esporte nacional equestre desde o início do século XVIII, praticado por cazaques, cossacos e outros povos do Cáucaso e da Ásia Central, por homens e mulheres. Opcionalmente, os visitantes podem solicitar um passeio a cavalo de 30 minutos ou 1 hora para explorar a região e apreciar a natureza. Às 15:30, retorno à cidade e traslado ao aeroporto.
18:35 – Voo para Astana
20:15 – Chegada a Astana, traslado ao hotel e noite no hotel.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
O passeio começa a pé desde o hotel pelo Bulevar Nurzhol até o Monumento Baiterek (aproximadamente 15 minutos). Visita a Torre Baiterek, o símbolo mais icônico de Astana. Com 97 metros de altura, este monumento futurista representa a mítica Árvore da Vida e oferece vistas panorâmicas da cidade a partir de sua plataforma de observação na esfera dourada. Em seguida, saída para o Astana Ópera, com excursão pelo teatro. O passeio continua até o Khan Shatyr, a maior estrutura em formato de tenda do mundo, que funciona como centro de compras, gastronomia e entretenimento, tudo sob sua cobertura translúcida. Almoço em um restaurante local. A visita segue para a Mesquita Central de Astana, a maior da Ásia Central, conhecida por sua impressionante fachada de mármore branco, cúpulas douradas e intrincados detalhes islâmicos. Haverá uma breve parada no Museu do Espaço a Céu Aberto, que apresenta modelos em tamanho real de naves espaciais lendárias, como Protón, Soyuz e Buran, em homenagem ao papel do Cazaquistão na exploração espacial mundial por meio do Cosmódromo de Baikonur. Traslado de volta ao hotel, tempo livre e noite no hotel.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Começaremos o dia no Museu Nacional do Cazaquistão, o maior do país. Suas 10 salas temáticas exibem desde a história antiga e etnografia até o caminho do Cazaquistão rumo a um estado moderno. Em seguida, visita ao Palácio da Paz e da Reconciliação, uma impressionante pirâmide de vidro projetada por Norman Foster. Construída com as proporções do número áureo (62 metros de altura e largura), serve como centro mundial de diálogo inter-religioso e cultural. Passeio pela Mesquita Hazret Sultan para uma vista externa; é a segunda maior mesquita da Ásia Central, conhecida por suas majestosas cúpulas e elegante arquitetura islâmica. Almoço em um restaurante local. Após o almoço, passeio pelo calçadão do rio Esil.
Opcionalmente, com custo adicional, é possível fazer um passeio de barco de 45 minutos pelo rio Esil (disponível de final de maio até início de setembro). Traslado de volta ao hotel, tempo livre e noite no hotel.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Após o café da manhã no hotel, traslado para o aeroporto, para pegar o voo de retorno. Fim dos nossos serviços.
Incluso:
Café da manhã
VALORES PARTE TERRESTRE POR PESSOA
| Hospedagem | Quádruplo | Triplo | Duplo | Single | CHD | Validade |
|---|---|---|---|---|---|---|
| Conforme roteiro | U$ 3.856,00 | U$ 4.867,00 | Saídas 2026 |
Saídas 2026
Março: 16
Abril: 13
Maio: 4
Junho: 1, 29
Agosto: 3
Setembro: 7
Outubro: 12, 26
– Saídas com mínimo de 2 pessoas e máximo de 25 pessoas.
– Por motivos operacionais e/ou condições meteorológicas, de trânsito, etc., a programação poderá ser alterada e os passeios poderão ser substituídos por alternativas similares.
Suplemento voo interno (Classe Econômica) Tashkent – Almaty: valor por pessoa USD 180,00
Hospedagem:
Tashkent: Crowne Plaza ou similar
Samarcanda: Royal Hotel ou similar
Bukhara: Hotel Shahriston ou similar
Khiva: Hotel Arda Turan ou similar
Almaty: Hotel Garden Park Inn ou similar
Astana: Hotel Best Western Plus ou similar
OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (231)
Formas de pagamento:
Cartão de Crédito: entrada de 30% (via transferência bancária ou PIX) + saldo em até 03x sem juros.
Inclui:
– 13 noites de hospedagem com café da manhã;
– Early check-in antecipado na chegada ao Uzbequistão;
– Alimentação: refeições conforme o itinerário (14 cafés da manhã e 13 almoços);
– Chá e água nas refeições;
– 1 garrafa de água por pessoa por dia;
– Entradas para museus, monumentos e sítios históricos;
– Guia de língua espanhola para todas as excursões;
– Bilhete de trem Tashkent – Samarcanda (classe econômica);
– Mapa e souvenirs do Uzbequistão;
– Taxas turísticas nos hotéis;
– Voo doméstico Urgench – Tashkent (classe econômica);
– Voo Almaty – Astana;
– Seguro viagem.
Não inclui:
– Passagens aéreas para destinos internacionais;
– Procedimento e custo de emissão do visto;
– Bebidas;
– Maleteiros: aproximadamente USD 15,00 por pessoa (pago no destino);
– Gorjetas recomendadas: aproximadamente USD 40,00 por pessoa (pago no destino);
– Taxas para tirar fotos ou vídeos em locais históricos;
– Despesas pessoais do turista ou qualquer outro serviço não incluído no itinerário.
Informações gerais:
– Se os hotéis listados no programa não estiverem disponíveis na data da reserva, outros hotéis da mesma categoria ou um hotel opcional serão reservados com base na disponibilidade.
– Antes de reservar, por favor, informe-se sobre a disponibilidade de assentos no avião.
– O almoço durante o percurso é servido em restaurantes locais.
– O itinerário está sujeito a alterações em função das alterações que as companhias aéreas possam fazer aos seus horários e dias de operação dos voos.
– O itinerário está sujeito a alterações em função das alterações que as linhas ferroviárias possam fazer nos seus horários e dias de operação dos comboios.
– A empresa não se responsabiliza pelas condições climáticas durante o percurso.
– Alguns hotéis no Uzbequistão são muito pequenos com edifícios baixos sem elevadores.
– A classificação dos hotéis é baseada nos regulamentos do Uzbequistão – a maioria dos hotéis são 80% privados sem estrelas. A qualidade dos hotéis não corresponde à qualidade europeia dos hotéis.
– Antes de reservar, por favor, informe-se sobre a disponibilidade de assentos no avião.
– Informe-se sobre a documentação necessária para viajar para o Uzbequistão. É de responsabilidade do viajante ter toda a documentação em ordem, é preciso ter um passaporte válido por 6 meses.
– Em caso de perda ou atraso das malas, você deverá ir ao aeroporto para recuperá-las (isso não acontece como na Europa, onde a companhia aérea entrega ao passageiro em seu hotel), a recuperação de bagagem desviada não está incluída no preço da excursão.
– Cópias do passaporte para bilhetes de trem/avião devem ser apresentadas 45 dias antes do passeio, ou sempre melhor enviado com a reserva.
Documentação necessária para a viagem:
Passaporte com validade mínima de 6 meses, com 2 páginas em branco.
Brasileiros podem permanecer no Uzbequistão e no Cazaquistão sem a necessidade de um visto por até 30 dias.
Vacinas: Cazaquistão é obrigatório Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela e Profilaxia-CIVP emitido com mínimo de 10 dias de antecedência ao embarque http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem
Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, enviaremos somente as informações de seu interesse e você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Ao informar seus dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os Termos de uso.