Vivência Tribal nas Aldeias da Etnia Krahô – Feira de Sementes e Artesanatos
A ideia de visitação em aldeias indígenas já acumula alguns anos de tentativas, mas nunca antes foi tão vista com o valor necessário e representativo no cenário dos nossos encantos turísticos. Abrir as portas para essa possibilidade deve primar pela ótica indígena e não apenas a do mercado, pois o objetivo é um mergulho na ancestralidade e não um espetáculo circense.
O contato dos passageiros com estas comunidades será de uma troca justa de experiência humana e valores éticos, promovendo a revitalização destas culturas e a retomada da auto-estima dos índios. Visitando uma aldeia, você participa ativamente do resgate e reconhecimento dos valores dos nossos antepassados. Seja bem vindo a este grande encontro.
O roteiro inclui transporte de ida e volta entre Palmas e Itacajá, transportes locais, passeio no flutuante em Palmas, transporte fluvial em canoa motorista entre as aldeias com coletes salva-vidas durante as navegações, guia de turismo, condutores locais, 02 noites em Hotel de Palmas, 04 noites do Camping, refeições, 06 cafés da manhã, 05 almoços, 04 jantares, lanches a disposições na aldeia e seguro viagem.
Onde: Aldeia Manoel Alves Pequeno
Com uma população de 346 pessoas, está localizada a cerca de 8 km da cidade de Itacajá – TO. Construída no formato circular, original das aldeias Krahô, conta com serviços de telefone e internet.
A proximidade com a cidade permite que os jovens tenham mais oportunidade de estudar, muitos cursam o ensino médio e faculdade, mas isso não impede que participem ativamente das festas e rituais da aldeia, mantendo vivas as tradições culturais.
Sobre o evento: “As Feiras de Sementes Tradicionais do Povo Krahô”:
“As Feiras de Sementes Tradicionais do Povo Krahô começaram a ser realizadas no ano de 1997, como forma de disseminar mais rapidamente as sementes tradicionais de agricultura, que estavam tentando recuperar. Até o ano de 2017 os Krahôs realizaram 12 edições da feira, que chegou a contar com cerca de 2.000 participantes, entre Krahôs, representantes de outras etnias convidadas, indigenistas, pesquisadores, antropólogos e estudantes.
Como as sementes estão ligadas aos mitos e ritos da etnia, os Krahôs sempre realizam fragmentos de festas tradicionais durante a sua realização. A partir desta edição, decidiram incluir também o artesanato, o que, com certeza, enriquecerá ainda mais o evento.” (Texto: Fernando Schiavini)
“Por este projeto, os Krahôs, juntamente com o indigenista Fernando Schiavini, ganharam vários prêmios nacionais e internacionais, sendo os principais deles o “Ação Pública e Cidadania” da Fundação Getulio Vargas (1998); Slow-Food da Biodiversidade (Itália-2004) e “Guardiões da Agrobiodiverdade”.
Adventure Members – Um novo jeito de planejar sua viagem:
Ainda está incerto sobre a data da viagem?
A Adventure Club criou um programa exclusivo de troca de pontos por viagens, é uma ótima forma de começar os planos da sua viagem através de poupança, sem se prender com as datas ou destinos.
Os pontos não expiram e ainda podem ser transferidos de uma pessoa para outra, também é uma oportunidade incrível de presentear e surpreender alguém especial que goste de viajar e esteja em busca de novas aventuras.
Se você gostou e desejar saber mais sobre, clique aqui.