Além da belíssima planície de sal, o Uyuni abriga lagos, montanhas, gêiseres, vulcões, esculturas de pedra esculpidas pela ação do vento, cactos gigantes, animais selvagens e até mesmo um cemitério de trens com vagões abandonados.
Há duas estações bem definidas no Salar de Uyuni: a seca e a chuvosa. De abril a outubro, os meses mais frios, é o período de seca. Nessa época, é comum que a planície fique em formato de lajotas hexagonais, lembrando uma enorme colmeia.
Os meses mais quentes, por outro lado, vêm acompanhados de chuva. É nesta época (de novembro a março) que acontece o fenômeno do espelho d’água. O contato da chuva com o sal forma um grande espelho natural que reflete o céu, as nuvens e até mesmo as estrelas.
O Uyuni é um destino para ser visitado o ano todo, mas a escolha depende das paisagens que você pretende encontrar. Para maior visibilidade do deserto, escolha a época de seca; para ver o grande espelho d’água, a época de chuva.
Para tirar as melhores fotos, o interessante é brincar com poses diferentes e chamativas. Use objetos, como sapatos e mochilas, para compor fotos criativas. Ideias? Esmague o amigo com o pé ou leve todo o pessoal nas costas!