Skip to main content
search

Imagine uma área de mais de 11 mil quilômetros quadrados de puro sal, contornada por vulcões inativos e pequenas ilhas. Assim é o Salar de Uyuni, situado a 3656 metros acima do nível do mar, no sudoeste da Bolívia: sal e paisagens surreais que não acabam mais.

Salar do Uyuni: Um destino exuberante o ano inteiro, mas cada época com a sua beleza

Texto escrito por Eliane Leite, Diretora da Adventure Club

Um deserto feito de sal, frio, vento e cenários de outro mundo

Todo destino tem a sua magia — pode ser sua história, seu povo, suas belezas naturais, sua riqueza cultural, sua gastronomia (e até mesmo um conjunto de tudo isso). Mas o Uyuni… Ah! Esse vai ser difícil de explicar!

Sei que pode parecer meio apelativo, até porque sempre falo isso das minhas viagens, mas essa foi realmente única e inesquecível. Todos que estavam comigo sentiram o mesmo e até agora, dias depois da viagem, ficamos rememorando cada um daqueles momentos e buscando palavras que possam descrever um pouco do que foi essa experiência. É, acho que nunca as encontraremos… 

Ao sair do carro e pisar no Salar, a sensação é a de que o chão está se “quebrando”, ali, bem diante de nós. Foi preciso tirar o sapato e sentir à pele aquela imensidão para termos a certeza de que sim, tudo aquilo era sal! Em questão de segundos, fomos todos tomados por um sentimento inebriante de alegria e gratidão por estarmos presenciando um dos lugares mais mágicos do planeta. 

Como se formou o Salar de Uyuni

Acredita-se que o Salar de Uyuni tenha se originado há milhões de anos, no processo de formação das Cordilheiras dos Andes — até então, toda aquela região era tomada pelo mar. 

O dobramento das placas tectônicas aprisionou grande quantidade de água, criando um imenso lago, mas a variação das temperaturas ao longo do dia e as raras chuvas locais não permitiram que o lago se conservasse e no lugar surgiu o imenso salar. Hoje, estima-se que haja 10 bilhões de toneladas de sal no local.

Uma viagem inesquecível ao Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do planeta

Um destino exuberante o ano inteiro, mas cada época com a sua beleza 

O período de seca (de maio a novembro) marca o inverno no Salar de Uyuni. Nessa estação, além de as montanhas e os vulcões ficarem cobertos por neve, é comum que o solo fique em formato de lajotas hexagonais, como se fosse uma grande colméia. 

Já no verão, que corresponde à estação chuvosa, a principal atração é o Salar espelhado, um espetáculo à parte que acontece pelo contato da água da chuva com o sal. Se você tiver a sorte de encontrá-lo assim, prepare-se para uma vista impressionante! Alagado, o deserto reflete o céu, as nuvens e até mesmo as estrelas durante a noite.

Do solo ao ar: o segredo por trás das boas energias do Salar de Uyuni 

Talvez exista uma razão para termos sentido tão profundamente essa experiência pelo Uyuni, e não foi algo em particular. Na verdade, todos que visitam o deserto compartilham dessa mesma sensação de alegria, bem-estar e completude. Sabe por quê? 

No Salar de Uyuni encontra-se uma das maiores reservas de lítio do mundo. Esse elemento é utilizado principalmente na fabricação de baterias de equipamentos eletrônicos, mas é também aplicado em medicamentos destinados a pessoas com distúrbios de humor, como depressão, por promover sensação de bem-estar.  

Como o processo de extração ocorre principalmente por evaporação, dizem que os ares do Uyuni (e também do Atacama, seu vizinho) contêm boas fontes de contentamento e satisfação. Inclusive, é muito comum ver turistas, em grande parte europeus e japoneses, que foram atraídos ao Salar principalmente pela sua fama de recarregar as energias. 

Você também pode se interessar por: Um roteiro completo de viagem ao Salar de Uyuni, vizinho do Deserto do Atacama

Do solo ao ar: o segredo por trás das boas energias do Salar de Uyuni 

O pôr do sol mais emocionante da minha vida

E é claro que eu não poderia terminar este texto sem contar sobre o momento mais inesquecível de todos durante a viagem — e durante toda a minha vida, sem exageros. Em nenhum outro lugar do mundo eu vi um pôr do sol tão lindo quanto o do Salar de Uyuni (e olha que eu sou viciada em pôr do sol, hein?).

Foi uma cena de arrepiar, emocionar e transformar cada um de nós que estava ali, diante daquela demonstração tão pura da natureza!   

Salar do Uyuni: O pôr do sol mais emocionante da minha vida

Você também quer conhecer o Salar de Uyuni?

Mesmo que você já tenha viajado o mundo inteiro, visto as mais diversas paisagens e se surpreendido com muitas experiências diferentes, eu te garanto: esse destino irá mexer com você de uma forma totalmente única! 

Conheça o nosso roteiro e se apaixone você também pelo Salar de Uyuni!

2 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu