Skip to main content
search

Sempre que converso com minhas amigas sobre os Lençóis Maranhenses, ouço perguntas sobre Barreirinha. Conhecida pela maior parte dos turistas, já que é um dos portais principais para o Parque Nacional que lá existe. No entanto, há um local ainda mais bonito, onde as lagoas são tão cristalinas que parecem ter sido colocadas ali propositalmente por um artista plástico.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Você, por exemplo, já ouviu falar de Santo Amaro, no Maranhão? Se a resposta for não, posso te garantir que há uma imensidão de atividades para realizar por lá. Também tenho certeza que você vai se impressionar com a calma desse pedaço de paraíso escondido no nordeste brasileiro.

Por isso, hoje eu vou dizer o porquê eu sou tão apaixonada por essa vila!

1. Um pedaço calmo da natureza

Sabe aquela vila que vemos nos cinemas? Pequenina, cheia de pessoas simples e simpáticas, onde o galo canta de manhãzinha e todos parecem se conhecer? Santo Amaro é assim, tem essa atmosfera. Resumindo, é um pedaço dos Lençóis que permanece intacta! Um verdadeiro espetáculo da natureza.

Ali, é possível que você se encontre cada vez mais, já que diminui o ritmo frenético que vivemos dia após dia e que, com frequência, nos faz perder as energias.

2. As lagoas mais bonitas

Protagonistas do Parque Nacional, as lagoas são o ponto focal de muitos turistas. Por isso, quem entra por Barreirinhas acaba chegando as lagoas já repletas de gente. O que não acontece em Santo Amaro.

Por estar a 100km do portão de entrada dos Lençóis, a vila esconde algumas das lagoas mais cristalinas de toda a região, como a Lagoa da Gaivota e a Lagoa das Andorinhas, que costumam ter um bom volume de água até a primeira quinzena de outubro. Mesmo essa sendo uma época de seca na região.

Há ainda a Lagoas das Cabras, Lagoa da Pedra e Lagoas Emendadas.

Vale lembrar que, mesmo quando a água já baixou, o formato das dunas permanece intacto, desenhando uma paisagem que aos nossos olhos parece frágil, mas que se mostra inexplorada.

3. As dunas

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhense é conhecido por suas dunas e lagoas e Santo Amaro não é diferente. O ponto positivo é que pela vila, o acesso aos pontos turísticos é mais rápido e você tem mais tempo para aproveitar a viagem e o seu contato com a natureza.

Gostou da nossa seleção? Tem mais alguma dica para acrescentar? Aproveite e conte nos comentários o que você mais gostou em Santo Amaro. Se ainda não conhece a vila, acesse o site da Adventure Club e conheça nossos roteiros exclusivos.

Deixe um comentário

Close Menu