Curiosidades

Os moais da Ilha de Páscoa

abr, 19

A Ilha de Páscoa é considerada como o local habitado mais isolado de todo o mundo. Ao todo, a ilha compreende 118 km² de terra localizados no sudoeste do oceano pacífico, 3.700 km a oeste do Chile.

Bastante peculiar, a ilha faz parte de um território vulcânico com um inusitado formato triangular, único no planeta, que se deve a aglomeração ao longo de milhares de anos de três vulcões. O último deles, ao entrar em erupção foi batizado de “Poike”, que entrou em atividade pela última vez há 600 mil anos, o que proporcionou a formação do canto sul da ilha.

pixabay.com / JaFKa_Journeys Os Moais são estátuas de pedra que despertam a curiosidade de seus visitantes, já que sua construção é cheia de mistérios.

A primeira visita de um europeu na Ilha de Páscoa se deu apenas em 1722, pelo holandês Jacob Roggeveen. Em seu relato, o explorador descreve o encontro com polinésios e nativos. Eram homens bastante peculiares de “cabelos vermelhos e pele muito clara”, habitantes de cabanas improvisadas e que se alimentavam apenas à base da vegetação existente na ilha.

Outra peculiaridade da ilha é a presença dos Moais ou também conhecidos como “as cabeças da Ilha de Páscoa”. Ao todo são 887 gigantescas estatuetas de pedra espalhadas por toda a ilha, cuja construção data de 1.200 a 1500 d.C e, segundo pesquisadores, foram feitas pelo povo Rapanui.

flickr.com / Arian Zwegers Os Moais da Ilha de Páscoa constituem um dos pontos turísticos mais misteriosos do mundo.

As estatuetas das cabeças ostentam enormes cilindros de pedra vermelha de cerca de dez toneladas, denominados de “pukaos” e que, possivelmente, representam uma espécie de cocar de penas.

Em sua maioria, os Moais possuem um aspecto estilizado do torso masculino humano, sem pernas e com orelhas bastante longas. O tamanho dos Moais é também impressionante: em média entre 4,5 a 6 metros de comprimento, sendo que os maiores chegam a 20 metros de altura. O peso dessas gigantescas esculturas também impressiona: variam de 1 até 27 toneladas!

Interessante notar que todos os Moais estão sempre de costas para o mar com suas feições de frente para o interior da ilha, onde estavam instaladas as aldeias do povo Rapanui.

De acordo com a teoria mais plausível a cerca dos Moais, essas estatuetas teriam sido erguidas pelos primeiros habitantes da ilha e seriam uma espécie de homenagem aos líderes já mortos desse povo.

O que você achou dos moais da Ilha de Páscoa, que tal conhecer? Confira nossos pacotes de viagem!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *