Skip to main content
search

Peculiaridade é a palavra que melhor define a tribo Himba, um grupo étnico formado por cerca de 50 mil pessoas que são consideradas os últimos descendentes dos povos seminômades do continente africano. Embora sejam conhecidos por seus hábitos absolutamente reservados, os himbas têm permitido a visitação de turistas que visitam a Namíbia.

mulheres e crianças tribo Himba

A tribo Himba é um grupo com cerca de 50 mil pessoas que vivem na Namíbia.

Tribo Himba: onde vive e principais costumes

Originária da Angola, a tribo Himba migrou para a Namíbia em busca de solos mais fortes. Acabaram se instalando na região norte do país, um local quente e seco que permite que este grupo étnico fique isolado e mantenha suas tradições culturais intocadas.

mulher da tribo

As mulheres da tribo não podem tomar banho, uma vez que a beleza e a vaidade são considerados aspectos sagrados.

Esta é uma tribo monoteísta, ou seja: seus habitantes creem em um único Deus, chamado Mukuru. Além disso, este é um povo que adora a beleza de suas mulheres, que não podem tomar banho por conta de sua crença de que beleza e vaidade são aspectos sagrados que podem ser prejudicados pelos banhos. Toda a higiene feminina é feita por meio da utilização de banha animal, protetor solar e loções hidratantes.

Enquanto as mulheres passam o dia em seus rituais de beleza e higiene, os homens da tribo trabalham. A sobrevivência dos Himba se baseia especialmente na criação de gado, ovelhas e cabras. As mulheres se responsabilizam pela criação de vacas leiteiras, além de auxiliarem na construção das casas — que, tradicionalmente, possuem formato de cone.

tribo reunida

Na tribo, a natureza e o homem dividem o mesmo espaço.

Ficou interessado em conhecer esta curiosa cultura? Confira os pacotes de viagem para a África.

19 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu