Skip to main content
search

Estar perto da natureza é sempre uma chance única de aprender mais sobre nós mesmos e sobre a vida. As aventureiras que possuem esse espírito libertador podem encontrar no Monte Roraima mistérios, lendas e beleza estonteante.

Desafiador, o Monte Roraima parece ter parado no tempo e, por isso, traz uma beleza visceral, como se pudéssemos voltar na história e viver novamente o começo da vida humana no planeta.

Para as aventureiras que querem conhecer esse local primitivo e quase intocado pelo homem, darei dicas importantes que te ajudarão a ter a viagem perfeita para se encontrar consigo mesma.

Viagem ao Monte Roraima

Escolhendo o período ideal

As visitas ao Monte Roraima são feitas durante todo o ano, mas por estar situado no clima equatorial é preciso ter um certo cuidado na hora de se aventurar. Isso porque o período de chuvas fortes pode dificultar a visibilidade e tornar as trilhas ainda mais desafiadoras.

O frio também pode ser um problema, já que nem sempre estamos preparadas para enfrentar baixas temperaturas aliadas a chuvas torrenciais e águas geladas durante todo o caminho. Por isso, se você prefere o tempo mais firme, escolha entre os meses de outubro e abril para viajar. Assim você conseguirá aproveitar melhor o trekking e observar a fauna e flora nativas da região.

Agora, se assim como eu você adora uma aventura e é encantada por cachoeiras de um volume impressionante, escolha os meses chuvosos de maio a agosto, quando a vazão dos rios é maior e os paredões do Monte ficam repletos de quedas.

Chegando ao Monte Roraima

Só é possível acessar o Monte pelo lado venezuelano, já que pelo Brasil e Guiana são visíveis apenas seus gigantes paredões.

Depois de chegar ao aeroporto de Boa Vista eu recomendo que se passe pelo menos uma noite na cidade, para ter tempo suficiente para se preparar para a viagem de carro até Santa Elena (Venezuela), que dura por volta de 3 horas.

O viajante que quiser desbravar o Monte Roraima tem que avisar sobre a visita à polícia Venezuelana registrando não apenas a entrada no país, mas também o tempo que ficará no local. Além disso, é preciso estar vacinado contra a Febre Amarela.

O que levar para o Monte Roraima

Você vai enfrentar trilhas íngremes e em alguns casos bem escorregadias (no Monte a chuva é quase diária). Por isso, é preciso ter em mente que sua mala te acompanhará por um bom trajeto. Algumas caminhadas podem durar 5 horas ou mais, o melhor é estar preparado. Além disso, no topo da montanha a temperatura pode chegar a 0ºC.

Eu recomendo um kit básico e eficiente de trekking que inclui: camisas dry-fit, calças táticas, roupa íntima, tênis de trekking, óculos de sol, blusa de fleece, casaco anorak, capa de chuva, mochilão, saco para dormir especial para a baixa temperatura, protetor solar, kit de primeiros socorros e de higiene pessoal e repelente.

Agora que você já sabe como organizar sua viagem para o Monte Roraima, acesse a Adventure Club e conheça os roteiros exclusivos, montados para que você possa desfrutar de toda a beleza do Monte, sem ter que se preocupar com detalhes mais burocráticos.

Deixe um comentário

Close Menu