Skip to main content
search

O Deserto do Atacama, localizado na região norte do Chile, é uma região única no mundo, tanto no clima quanto na vegetação e nas paisagens.

Com mais de 100.000 km de extensão, o Deserto do Atacama é considerado o deserto mais seco e alto do nosso planeta. A aridez é resultado da altura elevada, uma vez que as correntes marítimas do Pacífico não conseguem penetrar no deserto, não havendo praticamente chuvas na região (com exceção dos meses de fevereiro e começo de março, época conhecida como Inverno Altiplânico).

Curiosamente, segundo especialistas, a altura do deserto fez com que a região fosse desprovida de chuvas por um tempo recorde. De acordo com os estudos, o Deserto do Atacama já chegou a ficar 1.400 anos sem uma única gota de água de chuva.

As temperaturas também são bastante intensas. A depender da época do ano, durante a noite a temperatura pode ficar em torno de 0°C e durante o dia a máxima pode bater os 40°C.

Deserto do Atacama, no Chile

As cores fortes das montanhas e das formações vulcânicas contrastam com o azul bastante intenso do céu, o que deixa o local com uma beleza surpreendente.

Como ir para o Atacama?

A base para conhecer o Deserto do Atacama é o povoado de San Pedro de Atacama, distante 1.670 km da capital Santiago. Aterrissando no aeroporto de Santiago, sua próxima parada será a cidade de Calama, localizada a 100 km de San Pedro de Atacama. De Calama para San Pedro do Atacama, o trajeto é feito em transfer, por terra.

Como é San Pedro de Atacama?

Com ruas de terra, casas de adobe em tons terrosos ou brancas e uma igrejinha central muito antiga, San Pedro de Atacama é um povoado que parece ter parado no tempo.

Mas apesar da simplicidade, San Pedro tem uma excelente infraestrutura turística, com ótimos restaurantes e hotéis luxuosos. Inclusive, San Pedro de Atacama concentra diversas opções de entretenimento para os turistas. Mesmo em meio ao deserto, há muitas opções de bares e restaurantes que funcionam intensamente.

San Pedro também é a capital arqueológica do Chile. A cultura da região é muito rica, uma vez que sofreu influência direta de muitas gerações de nativos, principalmente dos Chinchorros.

O que fazer no Deserto do Atacama?

O deserto do Atacama concentra dunas, montanhas, erosões, salares, lagoas coloridas, gêiseres, vulcões, cânions e vales. Os contrastes dos terrenos do deserto são tão intensos que em alguns locais se está no nível do mar, enquanto em outros a altitude chega a 6.885 metros, como no topo do vulcão Ojos del Salado.

A movimentação de turistas é muito grande no Deserto do Atacama. Mochileiros, astrônomos, fotógrafos, cientistas, motociclistas, pesquisadores e, claro, aventureiros de todas as partes do mundo se encontram no deserto durante todos os meses do ano.

Quando ir para o Deserto do Atacama?

As “meias-estações” são os períodos mais recomendados para uma viagem ao Atacama por fugirem das temperaturas extremas do calor e do frio. Abril e maio ou outubro e novembro são excelentes escolhas para visitar o destino. Ideal para fazer trekking, escalada em vulcão, bike e outras atividades como lagunas e águas termais.

Porém, isso não quer dizer que outros meses não sejam propícios. O único período não recomendado, como mencionamos no início do texto, é da segunda quinzena de fevereiro a começo de março — nessa época, é comum que o deserto se encontre em meio a fortes pancadas de chuva (o que acaba prejudicando e até mesmo impedindo alguns passeios).

Quer conhecer o Deserto do Atacama?

Confira nossos pacotes de viagem e comece agora mesmo a se programar para essa experiência! Nossos especialistas estão aqui para te ajudar com todas as etapas da viagem: desde o planejamento até o desembarque no Brasil.

Deixe um comentário

Close Menu