Skip to main content
search

Conhecida como “Machu Picchu baiana”, a Vila de Igatu é um município localizado na região da Chapada Diamantina que é famoso por conta de suas construções em ruínas, compostas basicamente por muitas pedras. Embora menos de 500 pessoas vivam na região atualmente, a cidade foi muito movimentada ao longo do século XIX, quando milhares de famílias se mudaram para a região por causa da mineração de diamantes.

Pontos turísticos de Igatu: o que ver e fazer na Cidade de Pedra

Para quem é adepto do turismo ecológico, Igatu é um prato cheio. O passeio principal é a subida para a Rampa do Caím, uma caminhada fácil e tranquila que culmina em um belíssimo mirante que oferece ao viajante uma vista incrível dos Vales do Parati e do Paraguaçu. Para os fãs de atividades radicais e que não se contentam em ficar apenas observando a natureza, a região possui seis cachoeiras onde é possível praticar escalada esportiva.

Além das belezas naturais, é possível explorar o conjunto arquitetônico e urbanístico de Igatu, que é composto pelas diversas ruínas das casas de pedra que foram tomadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Há, ainda, o Museu a Céu Aberto “Galeria Arte e Memórias”, que guarda e mantém a história do lugar contada por utensílios utilizados pelos garimpeiros da região.

Igatu, conhecendo a lendária Cidade da Pedra

Quem gosta de conhecer a cultura regional também pode aproveitar os eventos tradicionais que fazem parte do calendário de Igatu, como a Festa de São Sebastião celebrada em janeiro, a de São João (Junho) e o Festival de Música e Arte de Igatu — que ocorre entre Agosto e Setembro, reunindo diversos artistas e músicos da região.

Deixe um comentário

Close Menu