Skip to main content
search

Localizado entre os municípios de Coronel José Dias, Canto do Buriti, São João do Piauí e São Raimundo Nonato, o Parque Nacional Serra da Capivara é um dos grandes expoentes de beleza que o estado do Piauí apresenta para visitantes de todo o Brasil. É considerado um dos parques nacionais mais belos e importantes do Brasil, justamente por apresentar paisagens exuberantes e verdadeiras relíquias arqueológicas em meio às suas formações rochosas que carregam mais de mil anos de história.

Pinturas rupestres nos sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara é classificado como tendo a maior concentração de sítios pré-históricos da América do Sul. Quem visita o local, portanto, tem a chance de conferir um pedaço da história desta região do planeta. O local também conta com a maior concentração de pinturas rupestres de todo o mundo. Ao todo, são mais de 100 sítios para o visitante comprovar a importância da região.

Além disso, o turista pode conhecer o ecossistema e suas maravilhas através de 14 trilhas que levam até os sítios arqueológicos.

Natureza no Parque Nacional Serra da Capivara

Apesar da ida aos sítios arqueológicos do Parque Nacional da Capivara ser o principal motivo de visitação durante todo o ano, o local também atrai muitos turistas por causa de sua natureza.

Nas áreas chamadas de boqueirão, o turista encontra árvores típicas, como gameleira e jardins rupestres com cactáceas e bromeliáceas. Para quem gosta de tirar boas fotos de recordação, o Parque Nacional da Capivara também conta com formações geológicas de rara beleza. Reserve uns bons minutos para apreciar cânions, formações areníticas, boqueirões, entre outras.

Fauna no Parque Nacional Serra da Capivara

Uma das atrações que mais chamam a atenção é a fauna do Parque Nacional da Capivara. Em um dia de sorte, é possível encontrar famílias de tatus-bola, jaguatiricas, tamanduás, cotias, jacus, porcos-do-mato, macacos-prego, entre outros animais que habitam o clima árido da região.

Dicas para os turistas

Por se tratar de uma região muito quente, é indicado o uso de protetor solar, óculos escuros e roupas mais leves. Importante também que o visitante tenha um calçado resistente e flexível, que permita longas caminhadas com o máximo conforto possível. Adquira também binóculos para apreciar as vistas impressionantes dos mirantes do Parque.

Quem tiver interesse em levar alguma lembrança de viagem, existem ateliês que comercializam peças em cerâmicas com as famosas pinturas rupestres da região. Não deixe de visitar também o Museu do Homem Americano, que conta a trajetória da ocupação do homem com provas de escavações arqueológicas.

Ficou com vontade de viajar até o Piauí e conferir de perto todas estas atrações? Confira os pacotes de viagem para a Serra da Capivara.

Deixe um comentário

Close Menu