Skip to main content
search

Em todos os lugares que visito, o café da manhã é normalmente a refeição que eu mais espero para conhecer. Apesar de muitos terem a gastronomia bem diferente da nossa, o que mais impacta um viajante no primeiro momento é o desjejum.

Aqui no Brasil, por exemplo, costumamos nos alimentar com café, leite, iogurte, frios, pães, frutas e bolos. Mas será que é tão diferente do que eu encontrei nas cidades dos países que explorei na Ásia Central? Neste artigo eu te conto tudo!

Cabul – Afeganistão

Com uma parte de seu território na Ásia Central, Cabul é uma cidade que encanta a maior parte de quem busca descobrir mais do território. A verdade é que a nossa comida não é tão diferente da deles, mas o café da manhã chama um pouco a atenção.

Primeiro porque é bem difícil encontrar café e quando o achamos, ele não é tão forte quanto o nosso. O mais comum é tomar chá verde, que também não chega a mesa completamente quente. Para comer, pão, mel e frutas secas.

Astana – Cazaquistão

O país é um dos maiores consumidores de carne de cavalo e pode ter certeza que em alguns lugares você a encontrará no cardápio do café da manhã. Em Astana, visto por muitos como a nova capital do País, se consome muito kumis (leite de égua), airan (iogurte normal), nata, shubat (leite de camela), kirt (bolas de queijo seco e salgadas), frutas secas (damasco, passas e até uva), baursaks (que são pães feitos em formato de bola e que estão sempre nas refeições), chá preto e sempre carne de ovelha ou carne de cavalo.

O mais comum é encontrar karta e zhaya, mas essas duas opções são normalmente consumidas no almoço ou jantar. Dependendo do lugar onde você fará o desjejum, pode ser que apareçam como opção.

Uma dica minha é: nunca pergunte de qual parte do cavalo é a carne, a não ser que você tope experimentar tudo do local onde está e não tenha problemas em saber de onde vem.

Tashkent – Uzbequistão

Na capital do Uzbequistão, o café da manhã é bem parecido com o das outras cidades. O que o difere é que lá se consome muitas castanhas, que já são servidas no desjejum. O pão tradicional da região também está à mesa e pode ser consumido com mel ou uma geleia fresca (que nem sempre é encontrada, parece ser coisa de hotel apenas).

Os ovos também são uma opção bastante rica por lá, assim como o cozido de carne de carneiro, que pode ser consumido até mesmo com arroz pela manhã, mas sem tantos temperos como acontece com o tradicional palov. Chá verde e chá preto estão sempre no cardápio e são preparados em um ritual milenar pelas mulheres.

Explorar a culinária dos locais por onde viajamos é sempre a melhor maneira de nos aproximar ainda mais daquela cultura. Ficou curioso e quer saber mais? Continue navegando pelo blog da Adventure Club e encontre mais curiosidades de diversas parte do mundo.

Deixe um comentário

Close Menu